O início do novo ano traz, para muitos, novos objetivos. Está à procura de emprego e não sabe quando responder aos anúncios? Será que há um momento perfeito para procurar emprego? As respostas encontram-se abaixo.

O melhor mês do ano

Os dados dos maiores sites de pesquisa de emprego do mundo mostram que a procura aumenta significativamente quando o mês de janeiro se aproxima. Em 2017, seis dos dez melhores dias para procurar emprego foram em janeiro, de acordo com a BBC.

Dezembro tende a ser a altura em que as pessoas reavaliam o quão satisfeitas ou insatisfeitas estão com os empregadores”, disse Jodi Chavez, presidente da Randstad Professionals, uma empresa de recrutamento.

Assim, apesar de a procura por emprego aumentar em janeiro, bem como as ofertas, meados de dezembro pode ser a melhor altura para começar a procurar. Quem o diz é Paul McDonald, diretor executivo da empresa de recrutamento Robert Half.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Half diz ainda que, nas empresas que oferecem um bónus no final do ano, os empregos ficam muitas vezes imediatamente disponíveis — os funcionários recebem os seus bónus e despedem-se depois.

O melhor dia da semana

Os especialistas dizem que os melhores dias para responder a anúncios de emprego tendem a ser segunda-feira e terça-feira.

Assim, se um anúncio sair na segunda-feira, a melhor estratégia é não ser a primeira pessoa a responder. Normalmente, o que acontece é que [os recrutadores] veem o que lhes chega, avaliam e esperam para ver o que ainda vai chegar”,diz Chavez.

O melhor, segundo a especialista, é enviar o currículo entre 12 a 24 horas depois de o anúncio ser publicado online, e durante o horário de funcionamento da empresa a que está a concorrer.

O melhor momento do dia

Os dados do portal de recrutamento Indeed mostram que os europeus tendem a procurar emprego durante a manhã (entre as 11h e as 14h) e depois do jantar. Chavez afirma que “Há uma maior possibilidade de obter visibilidade se enviar o currículo durante o horário da empresa”.

Assim, mesmo que encontre um anúncio durante a noite, prepare todos os documentos necessários para concorrer e, no dia seguinte, envie a candidatura. A ideia é que o seu currículo não fique ‘escondido’ pelos outros que chegam durante a manhã. Para a especialista, o ideal será enviar o currículo entre as 10h e as 11h ou entre as 14h e as 15h.

Então existe um momento perfeito para procurar emprego? Para os ‘caçadores de empregos’ a resposta poderá ser “terça-feira de dezembro, entre as 10 e 11 da manhã”. Contudo, Chavez e McDonald concordam que o mais importante é enviar um bom currículo e uma carta de apresentação adequada ao cargo — algo que pode ser feito a qualquer momento do dia.