O início do novo ano traz, para muitos, novos objetivos. Está à procura de emprego e não sabe quando responder aos anúncios? Será que há um momento perfeito para procurar emprego? As respostas encontram-se abaixo.

O melhor mês do ano

Os dados dos maiores sites de pesquisa de emprego do mundo mostram que a procura aumenta significativamente quando o mês de janeiro se aproxima. Em 2017, seis dos dez melhores dias para procurar emprego foram em janeiro, de acordo com a BBC.

Dezembro tende a ser a altura em que as pessoas reavaliam o quão satisfeitas ou insatisfeitas estão com os empregadores”, disse Jodi Chavez, presidente da Randstad Professionals, uma empresa de recrutamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, apesar de a procura por emprego aumentar em janeiro, bem como as ofertas, meados de dezembro pode ser a melhor altura para começar a procurar. Quem o diz é Paul McDonald, diretor executivo da empresa de recrutamento Robert Half.

Half diz ainda que, nas empresas que oferecem um bónus no final do ano, os empregos ficam muitas vezes imediatamente disponíveis — os funcionários recebem os seus bónus e despedem-se depois.

O melhor dia da semana

Os especialistas dizem que os melhores dias para responder a anúncios de emprego tendem a ser segunda-feira e terça-feira.

Assim, se um anúncio sair na segunda-feira, a melhor estratégia é não ser a primeira pessoa a responder. Normalmente, o que acontece é que [os recrutadores] veem o que lhes chega, avaliam e esperam para ver o que ainda vai chegar”,diz Chavez.

O melhor, segundo a especialista, é enviar o currículo entre 12 a 24 horas depois de o anúncio ser publicado online, e durante o horário de funcionamento da empresa a que está a concorrer.

O melhor momento do dia

Os dados do portal de recrutamento Indeed mostram que os europeus tendem a procurar emprego durante a manhã (entre as 11h e as 14h) e depois do jantar. Chavez afirma que “Há uma maior possibilidade de obter visibilidade se enviar o currículo durante o horário da empresa”.

Assim, mesmo que encontre um anúncio durante a noite, prepare todos os documentos necessários para concorrer e, no dia seguinte, envie a candidatura. A ideia é que o seu currículo não fique ‘escondido’ pelos outros que chegam durante a manhã. Para a especialista, o ideal será enviar o currículo entre as 10h e as 11h ou entre as 14h e as 15h.

Então existe um momento perfeito para procurar emprego? Para os ‘caçadores de empregos’ a resposta poderá ser “terça-feira de dezembro, entre as 10 e 11 da manhã”. Contudo, Chavez e McDonald concordam que o mais importante é enviar um bom currículo e uma carta de apresentação adequada ao cargo — algo que pode ser feito a qualquer momento do dia.