Chamava-se Heather Menzies-Urich e o nome não será estranho aos fãs de “Música no Coração”, filme de 1965, realizado por Robert Wise, considerado com um dos grandes clássicos da história do cinema. A atriz, que atuou ao lado de Julie Andrews e de Christopher Plummer no papel de Louisa Von Trapp, faleceu neste domingo, véspera de Natal, segundo foi anunciado nesta segunda-feira por um familiar.

Heather Menzies-Urich, 68 anos, foi diagnosticada com um cancro no cérebro há quatro semanas. Nasceu em Toronto, no Canadá, a 3 de dezembro de 1949, e tinha 15 anos quando “Música no Coração”, baseado no livro de memórias “The Story of the Trapp Family Singers”, escrito por Maria von Trapp e inspirado no libreto de um musical escrito por Howard Lindsay e Russel Crouse, chegou às salas de cinema. A obra conquistou cinco óscares, incluindo o de melhor filme. A atriz protagonizou o papel da terceira filha Von Trapp.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O elenco que representou a família Von Trapp em “Música no Coração”. Heather Menzies é a rapariga que surge no centro da fotografia.

Depois do sucesso de “The Sound of Music”, Heather desempenhou papéis para cinema e televisão, mas não voltou a conquistar um êxito semelhante àquele obteve com o filme que a tornou conhecida. Com 23 anos pousou nua para a revista Playboy, numa peça com o título “The Tender Trapp”, decisão que provocou escândalo junto dos pais, presbiterianos de origem escocesa.

Casou em 1975 com o produtor de cinema Robert Urich, falecido em 2002. A morte de Heather Menzies-Urich aconteceu 14 meses depois do desaparecimento de Charmian Carr, atriz que assumiu o papel de Liesl, a filha mais velha da família Von Trapp em “Música no Coração”.

Veja e ouça aqui uma das canções do filme, interpretada pelos sete irmãos Von Trapp.