Quatro pessoas ficaram feridas com gravidade nas estradas portuguesas durante a véspera de Natal, de acordo com dados provisórios da GNR, que registou 173 acidentes ao abrigo da sua operação “Natal Tranquilo. Desde sexta-feira registaram-se nas estradas de Portugal Continental nas vésperas de Natal sete vítimas mortais, cinco registadas pela GNR e duas pela PSP.

Os quatro feridos com gravidade registados neste domingo estiveram envolvidos em acidentes nos distritos de Braga, Faro, Guarda e Setúbal. Outras 55 pessoas ficaram com ferimentos ligeiros na sequência de desastres nas estradas. Foram registadas no âmbito da operação “Natal Tranquilo” quatro vítimas mortais no sábado nos distritos de Aveiro, Porto e Setúbal e desde sexta-feira foram também registados 12 feridos graves e 171 feridos ligeiros, em mais de 600 acidentes. A operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) decorre até terça-feira com o patrulhamento rodoviário, em todo o país, das vias com maior tráfego neste período do ano.

A última morte registada nesta segunda-feira foi causada por um atropelamento em Torres Novas. O automobilista terá fugido após o atropelamento.

Mais de 6.500 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais estão destacados para a operação, que, segundo a GNR, visa prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, para lhes proporcionar uma deslocação em segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os militares da GNR vão estar particularmente atentos às infrações relacionadas com a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade e incorreta ou não utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR adverte ainda que estará atenta aos comportamentos de risco dos condutores que motivam uma condução distraída, designadamente a utilização indevida do telemóvel e outros equipamentos, incorreto acondicionamento da carga, a não circulação na via mais à direita e o incumprimento da distância de segurança entre veículos.

Notícia atualizada às 14h02 de dia 25 de dezembro com novos números.