Uma fragata britânica escoltou um navio russo através do Mar do Norte, perto da área marítima do Reino Unido, esta segunda-feira. A Marinha Real anunciou que a fragata Saint Albans “monitorizou a atividade do navio Gorshkov em áreas de interesse nacional”.

Citado pela BBC, o comunicado da Marinha britânica acrescenta que se tem assistido a um “aumento de unidades marítimas russas a transitar em águas britânicas”. Em entrevistas recentes, os representantes da Marinha têm alertado para uma nova ameaça da Rússia aos cabos de internet debaixo do mar. Estas ligações submarinas conectam países e continentes e, se cortadas, afetam a economia “imediatamente e potencialmente catastroficamente”, avisa o comunicado da Marinha britânica.

O secretário da Defesa britânico revelou que a fragata Saint Albans foi chamada a navegar no dia 23 de dezembro, sábado, e só regressou à base já esta terça-feira. Gavin Williamson garantiu que “não vai hesitar em defender as águas britânicas ou tolerar qualquer forma de agressão”, assim como o Reino Unido nunca vai estar “intimidado no que toca a proteger o país, as pessoas e os interesses nacionais”.

Desde janeiro de 2017 que as movimentações russas no Mar do Norte se tornaram habituais. Boris Johnson, o secretário de Estado para os Assuntos Externos britânicos, esteve em Moscovo na passada semana e garantiu que o Reino Unido vai responder a qualquer ataque informático russo.

Boris Johnson avisa Rússia: “Vamos responder aos ciberataques”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR