A fotografia rara foi publicada no jornal norte-coreano, gerido pelo estado, Rodong Shinmun durante o passado fim de semana. A imagem depressa começou a circular por jornais de todo o mundo. É que a fotografia sugere que a irmã mais nova do líder norte-coreano Kim Jong-un, Kim Yo-jong, pode estar no centro do poder.

Na fotografia, a irmã do líder da Coreia do Norte — que deverá ter entre 28 e 30 anos — aparece ao lado de altos funcionários do Partido Trabalhista, durante o congresso do partido. A irmã de Kim Jong-un está ao lado do braço-direito do líder norte-coreano e vice-presidente do partido, Choe Ryong-ha, e de Kim Pyong-hae e O Su-yongos, secretários do partido, de acordo com o jornal sul-coreano Chosun Ilbo, citado pelo The Telegraph. É a única mulher. E, tal como os outros homens, aplaude o irmão, que está a fazer um discurso num evento público raro.

Mas o que significa a presença da irmã do líder norte-coreano na fotografia e, em especial, num lugar a cinco cadeiras do irmão? Kim Yo-jong pode ter sido promovida. Já em outubro, a irmã tinha sido promovida ao politburo — o comité central do país –, tornando-se o membro mais jovem do organismo. A promoção aconteceu dois anos depois de ter sido despedida do cargo de chefe de propaganda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR