Economia

António Saraiva: “Novo PSD devia libertar Governo da dependência da esquerda”

186

Líder dos patrões pede mais incentivos à economia e apela ao Governo para que deixe de estar refém dos seus parceiros de esquerda. E conta com "novo PSD" para acabar com essa dependência.

TIAGO PETINGA/LUSA

O governo liderado por António Costa está “muito refém” dos seus aliados de esquerda, o Partido Comunista (PCP) e o Bloco de Esquerda (BE), mas pode beneficiar de “condições únicas” na próxima legislatura para se libertar dessa dependência. Estas são algumas das convicções que, num tom crítico, o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) defendeu numa entrevista ao Público e à Rádio Renascença.

Uma situação, explica António Saraiva, que se tem traduzido em medidas negociadas pela esquerda e em mais que podem estar em curso. Ainda assim, acredita que, quem liderar o Partido Social Democrata (PSD) a partir de janeiro, deve estar preparado para libertar o governo da dependência que tem dos partidos alinhados à esquerda.

O país ganharia se o atual Governo tivesse na sua direita parlamentar algum apoio diferente, mais construtivo, mais assertivo, do que aquele que tem tido. O atual PSD tem sido ausente e errático na sua política. A nova liderança do PSD poderia trazer, em termos parlamentares, em geometria variável nesta ou naquela medida, um apoio a medidas que este Governo possa lançar.”

Para o líder dos patrões, o país continua a precisar de reformas, mas ela só serão possíveis com uma “ampla maioria parlamentar”. Mas, afirma, isso não passa, “necessariamente, por um bloco central”, mas sim por um apoio parlamentar “que permita que o país se liberte de algumas grilhetas e que se façam as reformas que, até agora, lamentavelmente, não foram possíveis”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Economia

Produtividade: a culpa é da mão de obra?

Fernando Pinto Santos

De quem é a culpa da baixa produtividade do trabalho em Portugal? Da mão de obra? Sim, mas é só um dos fatores. Falta também maior eficiência dos fatores produtivos e maior capacidade para criar valor

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)