A operação a uma hérnia umbilical do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já terminou e correu bem. Marcelo está acordado e com um “estado de espírito ótimo”. Deverá receber alta hospitalar só daqui a “um dia ou dois”, informou o médico que o operou, Eduardo Barroso. “Se ele quiser ir para casa mais cedo, eu vou vê-lo a casa”, disse ainda.

Eduardo Barroso contou que Daniel Matos, médico da presidência lhe ligou esta manhã de quinta-feira a perguntar-lhe onde estava. “Deu-se a coincidência de ontem [quarta-feira] termos estado a preparar tudo”, contou Eduardo Barroso, explicando que “a hérnia umbilical transformou-se numa hérnia que precisava de um tratamento urgente porque encarcerou”.

O intestino meteu-se no orifício da hérnia e não ia para dentro e, portanto, obrigava a uma intervenção de urgência. Felizmente foi feita porque, de facto, obrigou a uma pequenina recessão do intestino”, disse ainda o médico.

O médico adiantou que, uma vez que não foi uma cirurgia ambulatória, Marcelo Rebelo de Sousa só terá alta daqui a “um dia ou dois”. Daniel Matos prevê que o presidente estará “bem antes do final do ano”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Marcelo Rebelo de Sousa foi internado para uma cirurgia a hérnia umbilical, por volta das 13h45 da tarde. A cirurgia estava planeada para 4 de janeiro mas os médicos anteciparam a cirurgia pelo facto de a hérnia ter encarcerado, segundo nota da Presidência.

O Presidente da República foi esta tarde internado no Hospital Curry Cabral para ser operado a uma hérnia umbilical”, lê-se na nota da Presidência.

“Esta operação estava há muito prevista para o dia 4 de janeiro, mas os médicos assistentes decidiram antecipá-la, por ter encarcerado”, acrescenta a nota. “O Chefe do Estado cancelou, por isso, toda a agenda de hoje, bem como as dos próximos dias, incluindo as deslocações previstas para 31 de dezembro e 1 de janeiro, à área da tragédia de outubro”, afirma a Presidência.

O que é uma hérnia umbilical encarcerada? A causa da operação a Marcelo

Foi esta a razão que levou a que o Presidente da República tenha desconvocado a audiência marcada para as 13h00 com elementos da direção da Associação Sindical de Juízes Portugueses. Fonte ligada à estrutura sindical disse à Lusa que um elemento da casa civil da Presidência fez um telefonema para a presidente da ASJP “20 minutos antes das 13h00 a desconvocar a audiência”. Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto para esta quinta-feira receber a Associação de juízes, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Sindicato dos Funcionários Judiciais e Sindicato dos Oficiais de Justiça.

(artigo atualizado às 17h05 com a informação de que a operação já tinha terminado)