Uma artista pintou um pénis gigante num edifício na Broome Street, no Lower East Side de Manhattan, que suscitou curiosidade mas, também, incómodo a alguns residentes. A pintura apareceu na véspera de Natal, mas foi apagada esta quarta-feira por ordem do dono do prédio.

Não foi o primeiro órgão sexual pintado por Carolina Falkholt, que nasceu na Suécia. Próximo do local onde surgiu o pénis (pintado a rosa, vermelho e laranja) está uma imagem da genitália feminina, ainda que de forma um pouco mais abstrata.

Já em 2013, Carolina causou polémica por causa de uma pintura numa parede de uma escola na Suécia, que lançou um debate sobre educação sexual por retratar a sexualidade feminina. Agora, em Nova Iorque, Carolina continua a causar polémica mas sobretudo, segundo a própria, muitos risos e boa disposição entre as pessoas que passavam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A pintura foi encomendada por uma fundação artística, vocacionada para a arte urbana. Ao The Guardian, a autora diz que o seu trabalho tem, muitas vezes, o objetivo de levar as pessoas a “não terem vergonha do seu corpo”. “Geralmente pinto vaginas e c**** gigantes, mas achei que fazia falta uma p**** e o espaço naquele edifício na Broome Street era perfeito”.