Após ter alcançado a marca dos 100 mil veículos eléctricos ou electrificados vendidos num só ano (em menos, aliás), a BMW fixou já novo objectivo: quintuplicar este número, até ao final de 2019.

Em declarações à revista alemã WirtschaftsWoche, foi o próprio CEO da marca de Munique, Harald Krüger, quem reconheceu que a meta, em termos de vendas, é atingir os 500 mil veículos eléctricos ou híbridos, durante os próximos dois anos. Segundo ele, a expectativa da BMW é que, só em 2018, as vendas de veículos electrificados cresçam “a uma média de dois dígitos”.

A determinação, depois do pessimismo

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Apesar do optimismo actual, as fracas vendas do eléctrico i3 chegaram a levar a BMW a ponderar acabar com a aventura eléctrica. Hipótese que acabou por ser colocada de parte em Setembro último, quando a marca alemã anunciou a intenção de reforçar a sua oferta eléctrica, através do lançamento, até 2025, de 12 novos modelos 100% eléctricos.

Embora com a marca focada na aposta eléctrica, Harald Krüger também garante que a BMW não pensa deixar de vender, nos tempos mais próximos, automóveis com motores de combustão. Até como forma de financiar a transição gradual para o eléctrico.

Ao contrário do já afirmado pelo seu rival da Volkswagen, Matthias Müller, o CEO da BMW não concorda com o fim dos apoios fiscais dados aos diesel. Considerando mesmo que, “tendo em conta o número de condutores que já compraram veículos a gasóleo, trata-se de algo injustificável”.

Recorde-se que o CEO da Volkswagen instou os responsáveis políticos da Alemanha a transformarem gradualmente os actuais apoios ao diesel em incentivos para compra de carros menos poluentes, como os eléctricos. No entanto, a ideia foi recusada pelo ministro dos Transportes alemão, Christian Schmidt, segundo o qual os automóveis a gasóleo ainda serão necessários, na transição para formas de mobilidade mais ecológicas.

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