Lembra-se dos jipes de outrora? Carros lentos e robustos, capazes de passar o dia a trabalhar no duro, sem apresentar um queixume ou uma avaria. Os motores eram pouco possantes, mas não fazia mal, pois as caixas curtas – a necessidade de velocidades elevadas era nula – e as redutoras faziam milagres, para depois a chapa resistente e a ausência de plásticos embelezadores garantirem que, mesmo quando qualquer coisa corria mal, não havia grandes danos, sobretudo porque se vivia numa época em que ninguém levava a mal uma mossa na chapa. Era assim como uma cicatriz de guerra.

Hoje os tempos são outros. Dos jipes puros e duros, já há poucos – resta o Jeep Wrangler, pelo menos até o Defender renascer – e os novos utilizadores desta classe de veículos escolhem-nos porque desejam um modelo com uma posição de condução mais elevada e que os faça sentir mais protegidos. Porém, não abdicam das acelerações viris, comportamento eficaz, como se se tratasse de um automóvel e com algum temperamento desportivo. E luxuoso, pois nos dias que correm, exige-se a um SUV um biom nível de equipamento e qualidade de materiais.

Igualmente notável foi a evolução verificada em matéria de potência e, por consequência, de capacidade de aceleração, tendo sempre presente que falamos de veículos grandes e pesados, características que não favorecem os carros rápidos. Mas ainda assim, fruto de possuírem motores que ultrapassam alegremente as cinco e as seis centenas de cavalos, alguns SUV conseguem envergonhar muitos modelos de sangue na guelra e tradicionalmente respeitados enquanto superdesportivos.

Prepare-se para uma surpresa e veja na galeria o ranking dos 10 mais rápidos SUV do planeta, na aceleração de 0 a 100 km/h, sabendo que as potências oscilam entre os 375 e 717 cv e, para atingir 100 km/h, apenas necessitam entre 4,8 e 3,2 segundos. Se quer ficar ainda mais impressionado, sempre lhe podemos dizer que um Porsche 911 necessita de 4,6 segundos para transpor esta fasquia, que o Ferrari California digere em 3,6 segundos e o Lamborghini Huracán em 3,4 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR