Falta apenas uma semana para que o mais famoso concurso de fotografia da Sony chegue finalmente ao fim. Quando for uma da tarde da próxima quinta-feira, as melhores fotografias tiradas em 2017 vão começar a ser analisadas pela marca. O veredito só chegará daqui a quatro meses, mas as perspetivas são boas: há dois portugueses candidatos ao grande prémio de 25 mil dólares prometido pela marca ao melhor fotógrafo do ano passado.

Enquanto esperamos, a multinacional japonesa desvendou mais 15 das suas fotografias favoritas. Desta vez, não há portuguesas. Mas fala-se português: o brasileiro Keiny Andrade conquistou as preferências do júri com a fotografia “Retrato”, tirada em São Paulo.

Fotos. Há dois portugueses favoritos no maior concurso de fotografia da Sony

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O concurso “Sony World Photography Awards” está dividido em quatro ramos. Para se candidatar às categorias “Open”, “Youth” (para jovens entre os 12 e os 19 anos) e “National” (para fotógrafos locais de cerca de 60 países), ainda pode enviar as suas fotografias para a Sony até 4 de janeiro. O prazo é alargado para 11 de janeiro para quem quiser entrar na competição profissional.

Depois disso, há que ter paciência: só a 28 de fevereiro é que o júri vai mostrar definitivamente as melhores fotografias do concurso de 2018. Os vencedores, no entanto, só serão finalmente revelados a 20 de março (para a competição “Open”, “Youth” e “National) e a 19 de abril para a competição profissional. Será também nesse dia que o mundo vai saber quem é afinal o melhor fotógrafo do ano para a Sony.

Por enquanto, veja mais 15 das fotografias favoritas do júri na fotogaleria.