Brasil

Brasil regista em 2017 maior excedente comercial da sua história

100

A balança comercial brasileira registou um excedente de 67 mil milhões de dólares, o maior desde que há registos. Em 2017, as exportações do país totalizaram 217,7 mil milhões de dólares.

FERNANDO BIZERRA JR./EPA

Autor
  • Agência Lusa

A balança comercial do Brasil registou um excedente de 67 mil milhões de dólares (55,5 mil milhões de euros) em 2017, resultado 40,5% superior ao de 2016 e o maior desde que há registos, foi anunciado oficialmente esta terça-feira. Segundo um comunicado do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), trata-se do melhor resultado anual alcançado desde o início da série histórica com estatísticas sobre a balança comercial do país, iniciada em 1989.

O MDIC explicou que o bom desempenho da balança comercial brasileira no ano passado se deu principalmente pela recuperação dos preços internacionais dos bens primários e a colheita recorde de alimentos. Em 2017 as exportações do país totalizaram 217,7 mil milhões de dólares (180,5 mil milhões de euros), o que representa um aumento na média diária de exportações de 18,5% relativamente a 2016.

Já as importações de produtos do exterior feitas pelo Brasil somaram 150,7 mil milhões de dólares (125 mil milhões de euros) no mesmo período, um aumento de 10,5% da média diária frente 2016. As vendas para a Ásia cresceram 27,7% no período em referência e apenas a China comprou 50,2 mil milhões de dólares (41,6 mil milhões de euros) em produtos brasileiros como soja, petróleo bruto, carne e celulose.

Assim, a China voltou a ser o maior comprador de produtos brasileiros em 2017, à frente dos Estados Unidos, que totalizou importações de 26,9 mil milhões de dólares (22,3 mil milhões e euros) e da Argentina, que terminou o ano comprando produtos cujo valor somado atingiu 9,4 mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros).

Em dezembro, o excedente da balança comercial do Brasil foi de 4,5 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros), um resultado 13,2% maior ao obtido no último mês de 2016 e 41% superior ao de novembro.

Durante um encontro com jornalistas para apresentar estes dados em Brasília, Abraão Neto, secretário de Comércio Exterior do MDIC, estimou que a balança comercial do país deve terminar 2018 com um excedente de 50 mil milhões de dólares (41,4 mil milhões de euros).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Operação Marquês

Porque é que só há uma Ana Gomes?

Rui Ramos

A sociedade portuguesa gera rotação no poder quando o dinheiro acaba, como vimos em 2002 ou em 2011. Mas já não gera alternativas, como constatámos em 2015 com o regresso dos colegas de Sócrates.

Corrupção

Traição à pátria

Paulo de Almeida Sande

Quando nos perguntamos por que razão Portugal se arrasta na cauda da Europa parte da resposta é o BES, os Vistos Gold, o Face Oculta, o BPN, a PT, a operação Marquês, a Moderna, o Freeport, etc., etc.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site