O dérbi entre Benfica e Sporting joga-se já esta quarta-feira mas a bola já rolou nas salas de imprensa da Segunda Circular. Jorge Jesus e Rui Vitória deram as habituais conferências de imprensa de antevisão do jogo e, claro, grande parte das perguntas girou à volta de duas polémicas: os emails do Benfica e os jogadores do Rio Ave suspeitos de receberem dinheiro para perder jogos.

Quanto aos emails, Jorge Jesus não quis falar. “O que eu sei é que eu não mando emails para ninguém nem ninguém manda para mim”, afirmou o treinador do Sporting. Além de reforçar que é “treinador de futebol e o que importa é o futebol ser uma paixão”, o técnico leonino entregou ao tempo a resolução da polémica dos alegados emails enviados por pessoas ligadas ao Benfica. “Isso que se está a passar nos bastidores, se calhar daqui a algum tempo vai saber-se o que se passou. Mas a mim passa-me completamente ao lado. Claro que ouço. Mas leio zero. Redes sociais para mim zero”, atirou.

Quanto a futebol propriamente dito, Jorge Jesus desvalorizou a contestação a Rui Vitória, face à escassez de bons resultados do Benfica, e explicou que quando se está “num clube como o Benfica, o FC Porto ou o Sporting, basta não ganhar um jogo para haver esse cenário”. Quanto à possível vantagem dos encarnados, por já só discutirem uma competição, o treinador do Sporting acredita que se pode tornar uma realidade. “Como é óbvio têm mais tempo para preparar os jogos em relação ao FC Porto e ao Sporting”, defendeu Jorge Jesus.

Rui Vitória, que confirmou que Luisão não vai jogar mas garantiu a presença de Grimaldo na convocatória, não acredita que o dérbi seja um jogo decisivo. “Há 19 jornadas, é um jogo importante mas a partir daí falta mais de uma volta para se jogar e é fundamental termos essa noção”, defendeu o treinador do Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O técnico encarnado, que tem estado debaixo de fogo face aos maus resultados da equipa, não se sente pressionado a vencer. Vitória afirmou que é um jogo que todos gostam de vencer mas não se pode “pensar única e exclusivamente que ganhando ao Sporting estamos no caminho certo”.

Quanto à polémica que envolve quatro jogadores do Rio Ave, acusados de resultados combinados, e que recentemente abrangeu um jogo dos vilacondenses com o Benfica, Rui Vitória defende que se trata de um ataque ao clube da Luz. O treinador encarnado garante que “ficou provado de forma clara que isto já não é um ataque ou uma afronta ao presidente, assessor, treinador ou jogadores do Benfica. É uma afronta ao coração do Benfica”.

O dérbi entre Benfica e Sporting joga-se esta quarta-feira, às 21h30, no Estádio da Luz.