Modelo com um já longo percurso na oferta da marca de Munique e com um generoso número de adeptos, o BMW M5 prepara-se para dar as boas-vindas, já em 2018, à sua sexta geração. Mais uma vez baseada no Série 5 dito “normal”, culmina 30 anos de evolução que o fabricante não deixou de registar num curioso vídeo.

Anunciando na nova geração uma série de importantes inovações, a começar num sistema de tracção integral com um modo específico que promete oferecer as mesmas atravessadelas de um verdadeiro tracção traseira, a verdade é que o percurso do BMW M5 começou há muitos anos atrás. Mesmo no século passado. Mas apesar do passar dos anos, o conceito que presidiu à sua concepção continua jovem e actual, visando propor um veículo com habitáculo grande, bagageira a condizer e, ainda assim, extremamente rápido, eficaz e muito divertido de conduzir.

Nos últimos 30 anos, pudemos observar gerações de BMW M5 equipadas com motores de seis cilindros em linha, de oito cilindros em V e até de 10 cilindros em V, mas sempre atmosféricos. Em 2018, o M5 regressa ao mercado ainda com mais potência – e, sobretudo, mais força –, mas já com uma unidade sobrealimentada, estando munido de um oito cilindros em V, soprado por um generoso turbocompressor.

O novo M5, que tem por base o Série 5 G30, que já está à venda nas versões mais acessíveis e menos possantes, anuncia uma potência de 600 cv. Sendo que, posta de parte, não estará uma versão ainda mais potente e híbrida.

Enquanto esse momento não chega, convidamo-lo a recordar, neste curto vídeo, 30 anos de evolução. Sempre com o inesquecível BMW M5 como protagonista.

[jwplatform qtKjlovK]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR