Pequeno-almoço para:

1 – Desportistas

Se vai ao ginásio de manhã, é essencial fazer uma refeição para compensar o jejum noturno e evitar uma quebra de glicemia. Esta refeição deverá incluir alimentos e/ou bebidas ricos em hidratos de carbono, com baixo teor de gordura e de fibra e com conteúdo moderado em proteína de forma a evitar distúrbios gastrointestinais.

Assim, através da ingestão adequada de hidratos de carbono presentes no pão integral ou de mistura assegura a manutenção (ou reposição) das reservas de glicogénio no fígado e músculos e aumenta a sua capacidade de treino.

Mas atenção! Consoante o tempo que decorre entre a toma do pequeno-almoço e a prática do exercício físico, o tipo de hidratos de carbono a ingerir é diferente. Por este motivo, propomos duas refeições para dois timings de exercício físico. Veja a fotogaleria.

Alguns estudos já demonstraram que ingerir proteína (como o atum, frango, fiambre, queijo ou ovo cozido) antes do exercício também poderá ser benéfico, provavelmente devido a uma disponibilização mais rápida de aminoácidos na fase aguda pós-exercício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2 – Crianças (antes da escola)

O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e uma das mais importantes, pois garante um início com toda a energia necessária ao bom funcionamento do organismo.

A carência de ingestão alimentar, especialmente no pequeno-almoço, associa-se à falta de atenção e concentração das crianças na escola por falta de energia (glicose) a ser utilizada pelo cérebro.

3 – Trabalhadores sedentários (da mesa do pequeno-almoço para a secretária)

Quando o seu trabalho consiste em passar várias horas sentado à secretária, é essencial ter um pequeno-almoço completo e nutritivo, de forma a haver um equilíbrio energético entre o que é gasto e o que é consumido. Por esta razão é importante escolher o tipo correto de hidratos de carbono. Deve optar pelos hidratos de carbono complexos, tais como cereais de pequeno-almoço integrais, aveia, pão de mistura. Estes consistem em moléculas compostas por muitas unidades de açúcares simples que para poderem ser absorvidas necessitam de ser degradadas noutras mais pequenas. Como este processo é demorado este tipo de hidratos de carbono são considerados de absorção lenta o que faz com que haja um fornecimento de energia ao organismo durante várias horas conferindo saciedade durante mais tempo. Assim, um pequeno-almoço rico em hidratos de carbono complexos é uma boa opção para pessoas sedentárias, pois demoram mais tempo a sentir fome reduzindo o consumo alimentar.

4 – Vegetarianos (procuram alimentação saudável e completa)

Uma dieta vegetariana, desde que bem planeada, é saudável, adequada e poderá ser benéfica para a saúde, nomeadamente na prevenção e tratamento de algumas doenças.

Como sugestão de pequeno-almoço temos as Papas de Aveia Adormecidas que contemplam os seguintes ingredientes: aveia, sementes de chia e de abóbora e fruta da época.

A conjugação destes ingredientes fornece fibra solúvel e o que traz diversos benefícios como:

  • Melhor controlo da diabetes;
  • Redução da obstipação e melhoria do trânsito intestinal;
  • Aumento do efeito de saciedade, importante no combate à obesidade;
  • Efeito hipocolesterolémico;
  • Efeito preventivo no desenvolvimento de patologia cardiovascular;
  • Efeito protetor no desenvolvimento de cancro, especialmente, no cancro do cólon.

Procure fazer uma vida mais saudável e escolha o pequeno-almoço que mais se adequa à sua rotina.

Visite o site do Programa Vida Saudável Jumbo e encontre mais receitas de pequenos-almoços equilibrados.