Empresa norte-americana que opera no sector do transporte de passageiros, em carros descaracterizados e com condutor, a Lyft acaba de unir forças com a tecnológica britânica para mobilidade Aptiv, com o objectivo de apresentar o seu primeiro projecto de transporte de passageiros, ao longo de um trajecto predefinido, num veículo 100% autónomo.

A apresentação está já marcada para a próxima edição do Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de electrónica realizada no continente americano, que decorrerá de 9 a 12 de Janeiro, em Las Vegas.

Denominado “Aptiv-Lyft Automated Experience”, ou “Experiência Automatizada Aptiv-Lyft”, este novo serviço será colocado em prática, pela primeira vez, no CES, permitindo aos participantes requisitarem um carro autónomo da Aptiv e da Lyft, para fazerem o percurso entre o Centro de Convenções de Las Vegas, onde decorre o evento, e mais de 20 destinos espalhados pela cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por uma questão de segurança, todos os veículos contarão com um condutor, que só deverá intervir em situações de emergência ou caso algo corra mal, assim como uma espécie de “anfitrião”, responsável por transmitir aos utentes as principais características tecnológicas do automóvel. Entre as quais, o facto de as principais tecnologias utilizadas na condução autónoma estarem integradas no design do carro, funcionando sem ter de dar ao veículo uma imagem “extraterrestre”.

Para já descrita apenas como uma demonstração, a tecnologia de transporte autónomo de passageiros deverá estar pronta para produção já em 2019, segundo a Aptiv.

Esta parceria significa uma aplicação, à medida e em situações do dia-a-dia, da tecnologia de condução autónoma, como forma de solucionar os desafios relacionados com segurança rodoviária, emissões e congestionamento de tráfego”, avança o CEO da tecnológica britânica, Kevin Clark.

Segundo ele, “a plataforma de condução autónoma da Aptiv é a mais avançada solução do género já disponível, sendo que, combinada com a intuitiva aplicação da Lyft, permitirá aos participantes no CES desfrutarem de uma verdadeira experiência de transporte em automóvel autónomo, entre pontos predefinidos”.