Conhecido na Europa como Mondeo, o Ford Fusion americano poderá ter o seu futuro ameaçado, depois dos responsáveis da marca oval terem anunciado a decisão de cancelar o restyling que estava previsto para 2020.

A notícia do cancelamento da actualização foi avançada pelo diário The Detroit News, que terá tido acesso a uma carta enviada pela Ford aos seus fornecedores, informando que a actualização do modelo, prevista para 2020, já não avançará.

Apesar da surpresa, fonte interna da marca garantiu, ao mesmo jornal, que tanto o Fusion como o Mondeo continuarão a fazer parte da oferta da Ford, pelo menos, durante mais três ou quatro anos. Afirmação que, ainda assim, não descarta a possibilidade de um fim anunciado…

Outra fonte não identificada, ouvida pela mesma publicação, adianta que a Ford poderá ter cancelado o restyling, por ter concluído que “não possui o produto adequado, ou com o design mais adequado, de forma a responder convenientemente à procura”.

Explicações que, ainda assim, não mereceram da marca norte-americana mais do que uma curta declaração, proferida pelo seu porta-voz Mike Levine, garantindo que o Fusion/Mondeo “continuará a ser um elemento importante do line-up da Ford, nos próximos anos, e com uma série de novidades ainda por surgir”.

Embora esta declaração possa sossegar algumas consciências, convém lembrar que o novo CEO da Ford Motor Company, Jim Hackett, apresentou recentemente um novo plano estratégico aos investidores. Sendo que o documento prevê redireccionar cerca de 5,8 mil milhões de euros dos sedans, para os SUV e pickup. Situação que deverá levar a que a companhia passe a oferecer, no futuro, menos sedans e carrinhas, e bastantes mais SUV e pickup. Aliás, nessa mesma apresentação, Hackett confirmou uma nova geração do Fusion, mas com menos combinações que as cerca de 35 mil com que o carro é actualmente proposto. Sendo que o objectivo é não oferecer mais que 96 variações do próximo Mondeo americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR