Enquanto não chega o momento de revelar o novo GT4 – a versão do 718 que vai montar o motor atmosférico 4.0 com seis cilindros opostos, que equipa o 911 GT3 (ainda que ligeiramente menos “puxada”) –, a Porsche aposta todos os trunfos naquela que, acabada de chegar, passa a ser a versão mais desportiva: o GTS. Tudo para conferir mais “raça” a um desportivo que, apesar de mais pequeno e acessível do que o 911, é mais equilibrado na distribuição de massas pelos dois eixos, o que lhe permite ser mais eficaz.

Equipado com uma versão melhorada do motor de 2,5 litros a gasolina, com conduta de admissão redesenhada e turbocompressor optimizado de geometria variável, além de uma maior pressão de sobrealimentação (em vez dos 1,1 bar dos modelos S, o GTS anuncia 1,3 bar), o Porsche 718 GTS anuncia um ganho de 15 cv, atingindo 365 cv. Isto, ao mesmo tempo que, no capítulo do binário, consegue 430 Nm (mais 10 Nm do que a versão S), quando conjugado com a opcional caixa automática de dupla embraiagem PDK, ou 420 Nm, se acoplado à caixa manual de seis velocidades. Apesar da evolução, não deixam de surpreender os “magros” ganhos do GTS face à versão S, com o modelo a oferecer apenas mais 4,2% em potência e 2,3% em binário, este último exclusivamente nas versões com PDK.

Equipados de série com o Sports Chrono Package, os novos 718 GTS, Cayman e Boxster, anunciam acelerações dos 0 aos 100 km/h de 4,3 segundos (com PDK), e mais 0,3 segundos com caixa manual. Sendo que, em ambos os casos, a velocidade máxima anunciada mantém-se nos 290 km/h. Isto corresponde a um ganho mais uma vez marginal, uma vez que a versão S já anunciava 0-100 km/h em 4,4 segundos, ou seja, apenas 0,1 segundos mais lenta. Resta saber se o GTS será “apenas” um décimo mais caro.

Tendo por base um chassi 10 mm mais baixo e já equipado com a Porsche Active Suspension Management (PASM), assim como com diferencial mecânico de deslizamento limitado e vectorização de binário, o GTS conta ainda, de série, com discos de travão em aço de 330 mm à frente e de 299 mm atrás, a juntar a um sistema de escape desportivo com ponteiras de cor negra. Sendo que o cliente tem ainda a possibilidade de optar por uma versão mais desportiva do PASM, capaz de diminuir a distância do carro ao solo em 20 mm.

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Segundo dados avançados pelo próprio fabricante, a introdução de todas estas alterações leva a que o 718 Cayman GTS tenha conseguido fazer, como melhor volta ao circuito de Nürburgring, 7m40s. Ou seja, dois segundos mais rápido que a versão S, valor que certamente será devido muito mais às suspensões do que ao adicional de potência.

Finalmente, em termos estéticos, destaque para a presença, de série, das jantes Carrera S de 20″, assim como para as já tradicionais (nesta versão) máscaras de cor preta, tanto nas ópticas dianteiras, como nos farolins traseiros. Sem esquecer as zonas inferiores do pára-choques dianteiro e traseiro de cor preta. Além de, naturalmente, todos os emblemas GTS.

As versões 718 Porsche têm preços, em Portugal, a partir dos 98.341€, isto no caso do Cayman, ao passo que o descapotável Boxster começa nos 100.432€.