Oitenta e três empresas portuguesas de têxteis-lar levam na próxima semana à feira Heimtextil, em Frankfurt (Alemanha), “o que de melhor se faz” num setor em que Portugal é dos países “mais reconhecidos e prestigiados internacionalmente”, foi anunciado esta sexta-feira.

Segundo a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (APT), a comitiva portuguesa receberá a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na manhã do primeiro dia do certame, que decorre de terça a sexta-feira e é considerado “a mais importante feira internacional de têxteis-lar”, com um total de 2.965 expositores e 69 mil visitantes profissionais em 2017.

Além das presenças individuais das várias empresas portuguesas na feira, as “grandes tendências para ‘vestir’ a casa em 2018” estarão em exposição no Fórum de Tendências ‘The Portuguese Home Tex’Style’, onde participam 26 marcas portuguesas numa iniciativa liderada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização ‘From Portugal’, esta edição sob o tema ‘Simply Shapes and Colours’.

Após um interregno de três anos, a empresa A.Ferreira & Filhos SA regressa ao mercado alemão nesta edição da Heimtextil, destacando entre as propostas que leva à feira “o produto ‘eco friendly'”, que o responsável comercial da empresa, Noel Ferreira, diz ser atualmente “uma tendência”.

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Já a empresa Domingos de Sousa, que tem hoje na Alemanha um dos seus principais destinos de exportação, dará destaque às “toalhas ‘jacquard’ multicoloridas, complementadas com artigos mais sóbrios e lisos, com predominância na estrutura”, mantendo desde 1999 a aposta na feira alemã.

“Esta é a feira têxtil mais importante do mundo”, considera Duarta Frutuoso, do departamento de exportação da Fateba, empresa portuguesa que nesta edição da Heimtextil vai apostar “nas toalhas de mesa e nos panos de cozinha ‘jacquard’ em 100% algodão e 100% linho”.

Na mesma linha, Juliana Almeida, da Micasaestucasa, aponta a Heimtextil como “a mais prestigiada feira internacional” do setor, na qual a presença da empresa “é indiscutível”, sendo que este ano o destaque vai para “a roupa de cama, banho e mesa, com a novidade de uma gama de criança”.

“Este certame não é uma feira local, mas global, pelo que é absolutamente fundamental a presença em qualquer estratégia comercial”, corrobora o diretor comercial da especialista portuguesa em felpos Neiper.

Salientando a importância deste mercado para a marca, o responsável adianta que a Neiper irá levar a Frankfurt “toalhas de casa de banho com novas técnicas e novas tendências de cores e desenho”.

Já a marca nacional Piubelle ruma à Alemanha com propostas de novas “texturas, ‘jacquards’ lavados, produtos orgânicos com certificação GOTS e novos métodos de acabamento”, justificando a diretora comercial Joana Liberal a aposta nesta feira com “a possibilidade de reunir com clientes atuais e potenciais do mundo inteiro para apresentação da nova coleção e de novas técnicas”.

“Esta é uma das feiras mais importantes do têxtil-lar e decoração, sendo uma referência incontornável do negócio onde operamos, com interferência em todos os mercados mundiais, pelos compradores que estão presentes em Frankfurt”, sustenta, por sua vez, Rafaela Ferreira, da Têxteis Penedo.

Promovido pela Selectiva Moda e pela ATP para “promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da moda”, o Fórum de Tendências ‘The Portuguese Home Tex’Style’ insere-se no projeto ‘From Portugal’, cofinanciado pelo Portugal 2020 no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com um montante de apoio elegível de cerca de 12 milhões de euros, dos quais quase 6,7 milhões provenientes da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.