O treinador do Sporting de Braga, Abel Ferreira, revelou esta sexta-feira que será o defesa central Rosic a substituir o lesionado Ricardo Ferreira na receção ao Rio Ave, sábado, da 17ª jornada da I Liga de futebol.

Ricardo Ferreira lesionou-se com gravidade no joelho direito no jogo com o Boavista, na quarta-feira, e Abel Ferreira quis deixar uma “palavra de solidariedade” para com o internacional português, que falha o resto da temporada.

“É um guerreiro de qualidade, acima de tudo qualidade humana. Sei o que sente um jogador nestas alturas, as luzes apagam, mas ele tem um grupo que jamais o vai deixar desistir. Tenho a certeza que ele chorou, mas faz bem chorar”, disse.

O técnico lembrou também a lesão grave de Fransérgio, entre outras, e notou que “por cada guerreiro que cair, outro se levantará”, revelando que será Rosic o substituto de Ricardo Ferreira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda sobre o difícil triunfo sobre o Boavista (3-1), no regresso às vitórias fora de casa dois meses depois, Abel Ferreira disse que “foi voltar ao que é normal” em casa dos bracarenses.

“Sermos coesos, intensos em cada passe, em cada desmarcação, em cada pressão, voltar a fazer aquilo que sabemos que é jogar em equipa, marcar e defender em equipa”, justificou.

O treinador elogiou o Rio Ave, destacando a opção do clube nos últimos anos pela “contratação de treinadores com filosofias muito próprias”.

“Tem uma identidade que já não vem de agora e que foi cimentada pelo Miguel Cardoso, de valorizar o espetáculo e de posse de bola. É das equipas que facilmente um treinador consegue analisar pelos padrões de jogo que tem e porque não abdica deles”, disse.

Abel Ferreira desvalorizou ainda o curto período de recuperação e as ausências devido a lesões (Ricardo Ferreira) e castigos (Esgaio e Raúl Silva) que resultaram do jogo do Bessa.

“Sou uma pessoa tranquila, que sabe aquilo que faz e o que quer, que tem 24 guerreiros desejosos de uma oportunidade e que sabem o que têm que fazer e estão comprometidos com isso. Amanhã [sábado] vamos entrar com uma equipa forte, organizada, com a identidade do Braga, vamos entrar intensos e agressivos”, garantiu.

O técnico revelou que conseguiu preparar o jogo, apesar de ter tido apenas dois dias.

“Fizemos uma recuperação ativa, tivemos três unidades de treino, com menos carga e ajustando as intensidades, até para evitar lesões”, adiantou.

O Sporting de Braga está a três pontos do terceiro classificado, o Benfica, adversário que recebe a seguir aos vila-condenses.

“O nosso objetivo é muito claro: há quatro lugares e queremos lutar por eles e fazemo-lo em cada treino, nem é em cada jogo, porque começamos a ganhar os jogos em cada treino”, disse.

Abel Ferreira não promete vitórias, apenas a vontade de ganhar cada jogo.

“Não os vamos ganhar todos, mas temos a obrigação de fazer tudo para isso. Não posso prometer nada, só dedicação, qualidade no trabalho, exigência comigo e com os treinadores, em maio veremos o que nos toca”, afirmou.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 34 pontos, e Rio Ave, quinto, com 27, defrontam-se às 20:30 de sábado, no estádio municipal de Braga, em jogo da 17.ª jornada da I Liga de futebol.