A Toyota anuncia a instalação de uma rede de postos de carregamento para veículos eléctricos, nos seus concessionários em Portugal. O arranque teve já lugar, com a instalação do primeiro ponto de carga no concessionário AM Gonçalves, no Seixal, região de Lisboa.

Primeira marca automóvel no mundo a disponibilizar a tecnologia PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle), a Toyota prevê que a sua nova rede de pontos de carga, composta de carregadores “EO Charging”, fique completa até ao final do ano.

Os novos postos, refere a marca nipónica em comunicado, servirão como ponto de carga dos modelos eléctricos e híbridos plug-in do construtor, como é o caso do Toyota Prius Plug-In. Proposta que, com a chegada da nova geração em 2017, viu duplicada a sua autonomia eléctrica, para 50 km, graças à optimização das suas baterias de iões de lítio.

Ao mesmo tempo, o novo modelo regista ainda um aumento de 65% na velocidade de carregamento da bateria, a qual passou para apenas 2 horas, em caso de utilização de uma tomada tipo 2 “Mennekes” 230 volts/16 amperes, ou 3 horas e 10 minutos, quando numa tomada convencional de 230 volts/10 amperes.

O Prius Plug-In tem por base uma motorização a gasolina 1,8 litros que, em conjunto com um sistema eléctrico, anuncia uma potência de 122 cv, um consumo combinado de 1l/100 km e emissões de CO2 de apenas 22g/km.