Costuma-se dizer que não há duas sem três mas, em Dia de Reis, parecia estar escrito que teriam mesmo de ser três as contratações anunciadas pelo Sporting. Confirmou-se: depois de Wendel e Misic, os leões anunciaram de forma oficial o terceiro mago para Jorge Jesus neste mercado de inverno. Rúben Ribeiro, médio ofensivo de 30 anos do Rio Ave que foi um dos grandes destaques da primeira metade da Liga, assinou até 2020.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Rio Ave FC – Futebol, SDUQ para a transferência definitiva do jogador Rúben Ribeiro, ficando a Sporting SAD titular de 100% dos direitos económicos e desportivos do atleta. Rúben Ribeiro assinou um contrato válido por duas épocas e meia com mais uma de opção, ficando com um cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros”, anunciou o clube no site oficial. A contratação deverá envolver uma verba abaixo dos 500 mil euros, podendo ser mais reduzida caso existam mais empréstimos além de Francisco Geraldes e Gelson Dala ao conjunto de Vila do Conde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter começado nas escolas do Penafiel, Rúben Ribeiro passou por Boavista e Leixões na formação antes de subir a sénior, tendo feito nessa condição cinco temporadas na equipa de Matosinhos. Esteve depois no Penafiel, no Beira-Mar e no P. Ferreira (naquela que assume ter sido a pior passagem, tendo sido emprestado a Rio Ave e Gil Vicente) antes de assinar pelo Boavista, em 2015/16. A boa temporada no Bessa valeu-lhe a passagem a título definitivo para Vila do Conde, onde teve ano e meio de afirmação completa. Leva um total de 21 jogos oficiais entre Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, tendo apontado quatro golos.

De referir que, após os anúncios oficiais de Wendel, Misic e Rúben Ribeiro, o Sporting pode não ficar por aqui em termos de mercado de inverno: Marcelo, central do Rio Ave que estava acertado pelos leões, ainda pode chegar a Alvalade até ao final do mês, bem como um avançado que possa render o desejado Vietto, que acabou por transferir-se por empréstimo do Atl. Madrid para o Valencia. Em paralelo, o clube verde e branco deverá começar a anunciar em breve algumas saídas temporárias ou definitivas, casos de Alan Ruíz ou Iuri Medeiros.