A notícia foi dada pelo ministro britânico dos Transportes, Chris Grayling, apostado em taxar todos os camiões que circulem no Reino Unido, consoante a distância percorrida. Segundo o representante do Governo, esta solução apresenta duas vantagens, pois “permite penalizar igualmente os veículos pesados estrangeiros que chegam da Europa continental, cheios de combustível, para distribuir os produtos que transportam” no Reino Unido.

Em declarações à Radio 4, Grayling defendeu que esta solução “tornaria mais equilibrada a situação entre as transportadoras britânicas e estrangeiras, contribuindo ainda assim para a optimização das distâncias percorridas, reduzindo com isso as emissões nocivas para a atmosfera”.

A medida está de momento a ser discutida com os operadores, visando a fixação do valor a cobrar que funcione como incentivo à indústria. De caminho, o ministro adiantou que uma situação similar, mas a aplicar aos automóveis ligeiros, não está nas previsões do Governo. “Pelo menos, para os tempos mais próximos”, admitiu.

Isto acontece num período em que o presidente da câmara de Londres, Sadiq Khan, se prepara para endurecer a luta contra a poluição na cidade. Para Khan, a análise dos dados mais recentes prova que a taxa de congestão, imposta há 14 anos para incentivar os veículos a não entrarem na capital durante o horário laboral e aos dias de semana, está a deslocar para os fins-de-semana e para o período da noite um maior volume de tráfego.

Uma das soluções que Khan tem em cima da mesa é aplicar uma taxa aos condutores, de todos os tipos de veículos, de acordo com a distância percorrida. Sadiq Khan tem a esperança que, com a nova medida, mais pessoas optem por se deslocar nos transportes públicos, retirando uma fatia aos cerca de 3 milhões de veículos que diariamente entram em Londres.

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