Quando aterrou em Lisboa esta sexta-feira, Wendel já tinha na caixa de notificações do Twitter uma série de novos seguidores com um ponto em comum: eram todos do Sporting. Bastaram dois tweets, um dedicado à namorada e outro com uma simples imagem no aeroporto com a família, para se perceber que os rumores estavam a passar disso mesmo e o médio estava mesmo a caminho de Alvalade. Este sábado surgiu a confirmação: o brasileiro de 20 anos já é jogador dos leões. E não demorou a fazer um retweet do anúncio verde e branco nas redes sociais: sem ter ainda efetuado nenhum minuto, começa a notar-se a empatia com os adeptos. Que esperam muito dele.

Há três anos, a realidade acima descrita era completamente impensável: após um início muito tardio no futebol (foi atuando apenas em escolas e não clubes), teve uma primeira passagem por Portugal aos 17 anos mas acabou por chumbar no período experimental que fez no Seixal pelo Benfica. Regressou ao Brasil, assinou pelo Duque de Caxias e não demorou a dar nas vistas. Foi falado para o Flamengo, acabou por rumar ao rival carioca Fluminense. E a chegada de Abel Braga, que treinou clubes como Rio Ave (1986), Famalicão (1989-91), Belenenses (1991-94) e V. Setúbal (1994) antes de voltar ao país natal, acabou por ser o dínamo para a afirmação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O médio box-to-box que assentará que nem uma luva na posição ‘8’ do Sporting de Jorge Jesus (pelo menos em termos de características enquanto futebolista) fez um total de sete golos em 56 jogos, sendo um dos principais destaques do Fluminense ao longo da temporada ao ponto de ter sido eleito na semana passada como um dos seis “talentos emergentes” pela revista World Soccer. Foi também isso que despertou interesse de vários clubes europeus de nomeada: o Globoesporte chegou a dar o Barcelona como um dos interessados caso a contratação de Coutinho falhasse; o Esporteinterativo dizia que o CSKA Moscovo estava na luta; muitos outros órgãos asseguravam que o PSG iria ganhar a corrida para, posteriormente, ceder por empréstimo o jogador ao FC Porto. No meio de tudo isto, o Sporting levou a melhor e fechou o negócio, confirmando as indicações deixadas por Abel Braga.

“A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Fluminense FC para a transferência definitiva do jogador Wendel, ficando a Sporting SAD titular de 100% dos direitos económicos e desportivos do atleta. Wendel assinou um contrato válido até 2023 com uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros”, anunciou a sociedade verde e branca no seu site oficial, sem especificar o valor da operação, que terá rondado os 7,5/8 milhões de euros, de acordo com a imprensa brasileira. Em paralelo, o clube leonino já anunciou também a contratação de Misic, médio croata de 23 anos ex-Rijeka.

“Sinto-me muito agradecido. Este é o clube do Cristiano Ronaldo, um grande jogador. Estou muito feliz por estar aqui e quero agradecer ao presidente que batalhou muito para estar cá. Era um sonho que vou agora realizar e quero dar muitas alegrias à ‘torcida’. Sempre sonhei com isto, com a minha mãe e os meus amigos”, comentou Wendel.

“Gosto de jogar no meio-campo e o meu ponto forte é o remate. Quero ajudar a equipa, mostrar o meu futebol e trabalhar”, acrescentou ao site oficial dos leões a revelação do último Campeonato Carioca.