A reabertura do mercado de inverno promete promover muitas mexidas nos plantéis da Liga mas, ao contrário do que é normal, não existe propriamente uma necessidade premente de nenhum dos “grandes” em encontrar aquilo que no futebol se designa de “homem golo”. No caso do FC Porto, Aboubakar, Marega e companhia têm dado conta do recado (e de que maneira); em relação ao Sporting, há Bas Dost; no que toca ao Benfica, existe Jonas. E se Rui Vitória tem Jonas, Rui Vitória tem quase tudo: quantos treinadores não gostariam de ter um avançado capaz de marcar um golo por cada 73 minutos disputados no Campeonato?

É esta a média do brasileiro de 33 anos que quanto mais velho, melhor: em 1.463 minutos cumpridos nas 17 partidas da Liga, o avançado apontou 20 golos. Com isso, igualou o rendimento de Fernando Gomes no FC Porto em 1984/85, ficando apenas atrás de seis outros registos históricos. E que nomes! Yazalde em 1973/74 no Sporting (28); Mário Jardel em 1999/00 no FC Porto (23); Eusébio em 1967/68 no Benfica (22); Magnusson em 1989/90 no Benfica (21); Eusébio em 1966/67 no Benfica (21); e Eusébio em 1972/73 no Benfica (21). Ponto comum a todos? Terminaram sempre a temporada com 31 ou mais golos…

Mas também em termos pessoais Jonas conseguiu escrever mais um registo histórico ao abrir o livro em Moreira de Cónegos: pela primeira vez na carreira, o brasileiro marcou em seis golos consecutivos.

Em paralelo, o número 10 dos encarnados mostrou também a sua polivalência no peso que tem no ataque da equipa, contribuindo com mais uma assistência para o primeiro golo de Pizzi. Ao todo, de acordo com os registos do Playmakerstats, o brasileiro é o terceiro jogador com mais passes para golo desde 2014/15 (30), época em que chegou à Luz, apenas superado por Pizzi (39) e Nico Gaitán (36).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por fim, e poucos dias depois de ter marcado pela primeira vez ao Sporting ao sexto jogo realizado diante dos leões, Jonas confirmou a especial apetência para marcar ao Moreirense, tendo apontado o oitavo golo noutros tantos jogos diante dos cónegos em três competições (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga). Contas feitas, e a nível global, apenas uma equipa nunca sofreu golos do avançado: o Desp. Chaves, que visita a Luz na 19.ª jornada.