Vimos e Gostámos

Música, moda e macarons: a regra dos três émes para começar 2018

Música e moda sempre se deram bem. Melhores amigas, diríamos. O ano arranca com colaborações de luxo: Anna Dello Russo desenhou para a Tod's, a JW Anderson calçou All Star e entrou com o pé direito.

Da esquerda para a direita, no sentido dos ponteiros do relógio: nova coleção da Levi's, bolsa Tod's Circus, perfume para a casa Ladurée, pólo Fred Perry x Miles Kane, ténis Converse x JW Anderson e canetas Montblanc The Beatles Edition.

Fred Perry x Miles Kane

Nada como um músico cheio de pinta para dar aquele toque extravagante a uma marca de clássicos como a Fred Perry. Miles Kane, vocalista de The Last Shadow Puppets, puxou pelas influências do sportswear e desenhou sete peças em sintonia com o espírito da marca britânica. Destaque para um polo de malha com botões e bolsos, tipicamente inglês mas com ares de modernidade, e para um fato de treino em veludo preto, esse sim ao alcance dos mais arrojados. Bem dissemos que estas vestimentas estão de volta. Agora, Miles Kane e a Fred Perry não nos deixam mentir. As peças custam entre 110€ e 140€.

Miles Kane, vocalista dos The Last Shadow Puppets, desenhou uma coleção de sete peças para a Fred Perry

Tod’s Circus

À primeira vista, a coleção parece um tanto ou quanto arrojada para o estilo clássico da Tod’s, mas há uma explicação. A marca italiana convidou Anna Dello Russo para dar o seu toque circense a uma edição especial de sapatos e malas e o resultado está à vista. Discrição não faz parte do dicionário desta especialista em moda, por isso o circo está montado. Há palhaços, elefantes e outras personagens daquele que é conhecido como o maior espetáculo do mundo. Por outro lado, a qualidade das peças é inquestionável, afinal falamos de uma marca que produz artigos em pele há mais de 100 anos. Das malas aos porta-moedas, dos ténis e mocassins às capas de iPhone, Tudo na coleção Tod’s Circus é uma peça statement e custa como tal. As peças mais baratas custam 290€, as mais caras chegam a 2200€ e estão à venda na loja online.

Fiel à extravagância de Anna Dello Russo, a coleção Tod’s Circus é composta por sapatos, malas, porta-moedas e capas de iPhone

Perfumes para a casa Ladurée

Nem tudo neste salão de chá à francesa se resume a macarons. Na abertura, em outubro, a Ladurée já tinha surpreendido com uma ementa de refeições ligeiras e pequenos acessórios, mas as novidades não param de chegar de Paris. Em 2018, o salão recebe a linha de fragrâncias para o lar da marca. Os frascos são dignos do boudoir de Marie Antoinette e os seis aromas elaborados a pensar em diferentes ambientes. As boas novas não ficam por aqui. Em janeiro, o salão da Avenida da Liberdade recebe também novos livros dignos de colecionador, entre eles dois álbuns de receitas da casa, um de salgados e outro só com doces. Custam 30€. O preço dos perfumes é 40€.

Poudre-de-Riz, uma das seis fragrâncias para a casa da Ladurée, agora à venda no salão de Lisboa

Converse x JW Anderson

Imagine os velhinhos All Star carregados de glitter e todos “monogramados”. Bem, agora já não precisa de imaginar, porque o designer Jonathan Anderson fez o favor de materializar esta visão tão deliciosa. Era uma das colaborações mais aguardadas da reta final de 2017 e chegou finalmente. A coleção Converse x JW Anderson é composta por oito modelos unissexo, e os que não são brilhantes e coloridos (os nossos favoritos são os bicolor), têm a assinatura do criador escarrapachada. Nos últimos tempos, a JW Anderson tem apostado em força nas colaborações com marcas mais comerciais. A última tinha sido com a japonesa Uniqlo, outra boa oportunidade para ter uma peça de designer sem pagar os olhos da cara. Os modelos desenhados para a Converse estão à venda na loja online do criador e custam entre 120€ e 140€.

Jonathan Anderson não poupou no glitter quando desenhou a coleção para a Converse

Montblanc The Beatles Edition

Desde de 2009 que a Montblanc pega em personalidades históricas e em ícones culturais e, mais do que meia dúzia de canetas bonitas (e muito caras), lança edições limitadas e de luxo, pelas quais um verdadeiro fã é bem capaz de sacrificar um mês de refeições variadas. A última coleção Montblanc Great Characters homenageia o famoso quarteto de Liverpool. As identidades visuais dos álbuns Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Abbey Road, a manchete do Daily Mail que fez eco da chegada da “beatlemania” aos Estados Unidos, a Union Jack e os quatro bigodes de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr foram alguns dos elementos escolhidos para decorar esta edição de canetas. O universo estético dos The Beatles não acaba aqui, mas era preciso começar por algum lado. Os preços começam nos 920€ e chegam aos 31 600€, no caso da edição limitada a 88 exemplares.

Este é o modelo mais claro da coleção Montblanc Great Characters The Beatles Edition. Custa 31 600€ e só existem 88 exemplares em todo o mundo

Levi’s regressa aos 90s

B-boys e material girls — por momentos, a Levi’s deu folga ao azul da ganga e dedicou uma coleção ao estilo musical que mais marcou o final dos anos 80 e a década de 90, o hip hop. E a malta millennial agradece. As cores claras, os padrões selvagens e as peças chave do vestuário de trabalho americano fazem parte do primeiro avanço da nova temporada, ao mesmo tempo que fogem à regra do guarda-roupa da marca. Estes looks cheiram a primavera, mas o som é aquele beat do Bronx. Entre acessórios e peças mais robustas, os preços vão dos 20€ aos 400€.

Das ruas do Bronx para as lojas, a nova coleção da Levi’s revive a cultura hip hop dos anos 90

“Vimos e Gostámos” é uma rubrica que pretende mostrar os novos lançamentos que vale a pena conhecer.

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