Anunciado para o primeiro grande salão automóvel do ano, que mais uma vez terá lugar em Detroit, o restyling dos Mini de três e cinco portas, assim com o do Cabriolet, surgiu antes do tempo, pela mão da própria marca britânica. Além das naturais alterações na estética e nos equipamentos, a actualização abarca até os motores.

Exteriormente, o restyling agora apresentado traz alterações de design nas ópticas, novas jantes, além da inclusão dos dois novos logótipos Mini bidimensionais. Já na traseira, os modelos também passarão a dispor de farolins com o desenho da Union Jack, a somar a uma nova paleta de cores metalizadas, que passam a incluir o ‘Cinzento Esmeralda’, o ‘Azul Starlight’ e o ‘Laranja Solaris’. Cores que poderão ser embelezadas com um novo conjunto de aplicações em preto, destinado a substituir as decorações cromadas e brilhantes que o carro apresentava anteriormente.

[jwplatform q8R4mI8P]

Interior e equipamento renovados

No habitáculo surge um novo volante de três braços e um sistema de som melhorado, com ecrã a cores de 6,5 polegadas, logo a partir da versão base. Das novidades fazem ainda parte novos revestimentos em pele Malt Brown Chesterfiled, um ecrã táctil de 8,8″ para o sistema de navegação, além de um carregador wireless para smartphone. Com o próprio pack decorativo Style Piano Black para o interior a receber melhoramentos, nomeadamente, a inclusão de faixas de luz retro-iluminadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform 9sgS9Cv0]

Quanto ao já conhecido sistema de informação e entretenimento Mini Connected, ganha novas funcionalidades, como é o caso da informação de tráfego em tempo real, um serviço de concièrge pessoal e acesso ao portal Mini Online, onde os condutores vão poder obter informações sobre as notícias, meteorologia e até preços dos combustíveis. Restando saber se estes serviços estarão também disponíveis em Portugal…

Motores também com alterações

Finalmente, os engenheiros da Mini garantem ter ainda promovido alterações “na tecnologia TwinPower Turbo, na electrónica do motor, no sistema de óleo, nas entradas de ar, no sistema de arrefecimento e no sistema de escape”. Até mesmo a cobertura do motor é agora em plástico reforçado a fibra de carbono, como forma de reduzir o peso do carro.

[jwplatform ma4xna8Z]

Na Europa, tanto o Mini de 3 como de 5 portas serão propostos com um total de sete motores, com potências que, nos gasolina, vão desde os 75 cv do One, até aos 192 cv do Cooper S. Ao passo que, nos diesel, começam nos 95 cv do One D e terminam nos 170 cv do Cooper SD .

O Convertible disporá de seis motores, com a motorização de entrada, a gasolina, a garantir 102 cv de potência, contra os 116 cv do Cooper D a gasóleo.

Dependendo da motorização escolhida, as três variantes tanto poderão acoplar uma caixa manual de seis velocidades, como uma transmissão automática de sete relações e embraiagem dupla, ou ainda de oito velocidades, com embraiagem de um só disco.

[jwplatform xjwu7Pqq]