789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Tirámos a lama da boca do bebé". Deslizamentos de terra na Califórnia causam 15 mortos

Este artigo tem mais de 5 anos

Califórnia ou um "campo de batalha da Primeira Guerra Mundial"? Depois dos incêndios, a chuva intensa provocou inundações e deslizamentos de terras. A casa de Oprah foi uma das atingidas.

10 fotos

“Ouvimos um bebé a chorar e o bombeiro veio. Escavámos e encontrámos um bebé. Tirámo-lo, tirámos lama da boca do bebé. Espero que ele esteja bem. Eles levaram-no para o hospital”. Com as lágrimas a caírem-lhe pela cara, já por si suja de lama, Berkeley Johnson, um morador, conta à BBC o resgate de um bebé no sul da Califórnia.

O estado norte-americano está a ser o palco de mais uma catástrofe. Depois dos incêndios de 2017 — que mataram mais de 40 pessoas — a chuva intensa que se fez sentir na terça-feira está a provocar inundações e deslizamentos de terras.

A chuva intensa que caiu em áreas queimadas pelos incêndios recentes provocou cheias e deslizamentos de terras já que a vegetação — que suportava as terras e tornava o terreno mais resistente a inundações — ardeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, cerca de 300 pessoas estão presas nas suas casas. Dezenas de pessoas estão a ser resgatadas. A maioria delas — cerca de 50 pessoas — através dos telhados, como é o caso de uma família de cinco pessoas — incluindo um recém nascido — e dois cães que foi resgatada por um helicóptero.

A maioria das mortes aconteceram na zona mais afetada pelas inundações: Montecito, uma região com cerca de 9 mil pessoas, a noroeste de Los Angeles, onde vivem celebridades como Oprah Winfrey, Rob Lowe e Ellen DeGeneres. Oprah publicou um vídeo na sua página do Facebook onde se vê a apresentadora com galochas, no meio da lama. Na publicação, Oprah diz que a sua casa sofreu “danos menores”. “Obrigada a todos pelas vossas preces e preocupação. A minha casa está boa. Alguma lama e danos menores, que nada se compara aos que os meus vizinhos estão a passar.”

É um “campo de batalha da Primeira Guerra Mundial” — as “únicas palavras” que o xerife de Santa Barbara, Bill Brown, consegue pensar para descrever o que se está a passar no sul da Califórnia. O caos já provocou 15 mortos no condado de Santa Barbara, 24 feridos — quatro com ferimentos graves — e um número muito superior de desaparecidos. Apesar de ser indefinido e de as buscas ainda estarem em curso, as autoridades estimam que estarão desaparecidas 24 pessoas. “Agora estamos focados em descobrir se alguém ainda está vivo em qualquer uma destas estruturas danificadas”, disse o xerife Bill Brown.

Devido às inundações, a polícia viu-se obrigada a mandar fechar partes da Route 101 — uma autoestrada de quase 2,5 mil quilómetros que liga os estados da Califórnia, Oregon e Washington — no condado de Ventura.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora