Depois do híbrido, a Kia revela a versão eléctrica do Niro, um SUV eléctrico com uma estética atraente, capaz de o tornar mais apetecível. A base é o Niro já conhecido, mas não é fácil reconhecer o modelo que desde meados de 2017 circula nas nossas estradas.

Substancialmente alterado ao nível da traseira e da frente, o modelo faz questão em se distanciar dos restantes veículos com motor a combustão com que partilha a estrada. Os faróis são mais estilizados e a grelha, sem entradas de ar, pois a mecânica eléctrica não necessita de ar para admissão nem tanto ar para a refrigeração, é fechada e até se ilumina, consoante as ocasiões.

O ainda protótipo, denominado Niro EV Concept, monta uma bateria com a capacidade de 64 kWh, destinada a alimentar um motor de 204 cv, o que desde logo antecipa um nível de acelerações interessante. Em matéria de autonomia, anuncia 383 km, um valor competitivo e similar ao Nissan Leaf e Renault Zoe, respectivamente os mais vendidos no mundo e na Europa.

A Kia prometeu ainda que este Niro EV passará rapidamente à produção em série e será apenas o primeiro de uma série de 16 modelos eléctricos e híbridos que vai introduzir nos próximos sete anos. A estes vai juntar-se, e já dentro de dois anos, o primeiro modelo eléctrico alimentado por célula de combustível a hidrogénio, na esperança de que, em 2020, mais países possuam uma rede de distribuição eficaz deste produto.