As empresas exportadoras de bens perspetivam um crescimento nominal de 5,7% das suas exportações em 2018 face ao ano anterior, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Excluindo os combustíveis e lubrificantes, as perspetivas reveladas pelas empresas indicam um aumento esperado de 6,9% em 2018, sinaliza o INE.

O INE sublinha que as perspetivas se referem a variações nominais, traduzindo assim o efeito combinado das variações esperadas de preços e de quantidades.

“No caso particular dos Combustíveis e lubrificantes, os preços observados têm-se caracterizado por volatilidade e amplitudes de variação muito elevadas, dominando em geral o sentido e a magnitude das variações nominais do comércio internacional deste tipo de produtos”, refere.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por grandes categorias económicas, o INE destaca as perspetivas de aumento de 22,2% nas exportações do material de transporte e acessórios.

O Inquérito sobre Perspetivas de Exportação de Bens foi realizado em novembro de 2017 e corresponde à primeira previsão das empresas para a evolução esperada das exportações de bens em 2018.

Em maio de 2018 será realizada uma nova edição deste inquérito, para atualização das perspetivas das empresas relativas à exportação de bens para 2018.