Portugal vai estar representado, pela primeira vez, em duas modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno, com o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) a acreditar em outras qualificações para PyeongChang2018.

Até ao momento conseguiram a qualificação para a competição, que se disputa entre 9 e 25 de fevereiro na cidade sul-coreana de PyeongChang, Arthur Hanse, em esqui alpino, e Kequyen Lam, nos 15km em esqui de fundo.

É a primeira vez que Portugal leva dois atletas em duas modalidades diferentes. Já levámos dois em esqui. Já levámos, há muitos anos [1988], em Calgari, quatro em bobsleigh. É mais um passo na afirmação dos desportos de inverno de origem portuguesa”, sublinha Pedro Farromba, em declarações à agência Lusa.

Mas o presidente da federação, que pela segunda vez vai chefiar a missão lusa nos Jogos Olímpicos de Inverno, depois da presença em Sochi2014 (Rússia), diz que há “expectativas muito realistas” no apuramento de mais dois atletas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As qualificações terminam em 22 de janeiro e até lá as esperanças recaem em Hugo Alves, residente no Japão, no luge, e em Christian Oliveira, luso-australiano a residir nos Estados Unidos da América, no snowboard.

Portugal tem dez atletas no programa de preparação para PyeongChang2018. Em Sochi2014, na Rússia, o país esteve representado por Camille Dias e Arthur Hanse, ambos atletas de esqui alpino, a residirem no estrangeiro. Arthur Hanse, 24 anos, mora em França e Kequyen Lam, antigo snowboarder de 38 anos, que passou a competir em ‘cross country’, nasceu em Macau e vive no Canadá.

Para Pedro Farromba, este é “mais um elemento que se acrescenta à diáspora” e uma forma de os portugueses fora do país reforçarem os laços com as origens.

É importante para fortalecer a ligação ao país de origem. Nós ouvimos sempre os nossos governantes falarem na importância da diáspora. Estes portugueses que vivem em outros países, que competem por Portugal, que têm o sangue português a correr-lhe nas veias, têm um gosto imenso em correrem pela sua pátria. São atletas que vão sempre muito motivados quando representam o país”, realça o chefe de missão a PeyongChang, à agência Lusa.