A partir desta quinta-feira, os bracarenses vão poder descarregar a aplicação da Uber e fazer uma viagem a bordo do serviço UberX. Depois de Lisboa, Porto e da região do Algarve, a multinacional norte-americana chega assim à quarta cidade portuguesa — que será Cidade Europeia do Desporto em 2018 — numa altura em que a proposta de regulamentação para o setor ainda está a ser discutida na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.

Com 5 mil motoristas ligados à plataforma, a Uber chega a Braga com uma parceria com o Sporting Clube de Braga, para “tornar mais simples” as deslocações de e para o Estádio Municipal de Braga, oferecendo descontos e vantagens exclusivas aos sócios do clube. A parceria fica disponível já para o jogo deste sábado, entre o SC Braga e o SL Benfica. Rui Bento não descartou a hipótese de fazer mais parcerias com mais clubes.

“Braga encabeça a lista de cidades onde há mais utilizadores que todos os dias abrem a aplicação para ver se têm um serviço disponível, mas não têm. E é uma cidade que também tem um perfil interessante: é a capital de distrito mais jovem do país e é um polo de inovação e empreendedorismo”, afirmou Rui Bento, diretor-geral da Uber para a Ibéria, na apresentação aos jornalistas.

O serviço UberX vai permitir que os utilizadores do concelho se desloquem entre a Praça da República e o Braga Parque numa viagem que terá um custo entre 2 e 4 euros, ou entre a Sé de Braga e o Bom Jesus, numa viagem que custará entre 4 a 6 euros. “A partir de hoje, mais de 50% dos portugueses têm um Uber a menos de cinco minutos”, afirmou Rui Bento, acrescentando que viu na cidade “uma oportunidade económica interessante”.

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A Uber está presente em 663 cidades e entrou no mercado português em julho de 2014. Desde que chegou a Lisboa, já foram realizados um milhão de downloads na aplicação. Contudo, a proposta de regulamentação do Governo para legislar o transporte em veículos descaracterizados (TVDE) — nos quais se incluem as operações da Uber, Cabify, Taxify e Choffer — ainda não foi aprovada.

“O espaço no mercado para novas aplicações é extremamente elevado”

Questionado sobre a mais recente entrada da Taxify no mercado — esta quinta-feira foi marcada também pelo arranque de mais um concorrente da Uber em Lisboa — Rui Bento não se mostrou muito preocupado. “O espaço no mercado para novas aplicações é extremamente elevado”, afirmou, acrescentando que “a Uber já não está sozinha no mercado, vai continuar a não estar e isto quer dizer que tanto os motoristas como os utilizadores terão escolha”.

Taxify chega a Lisboa para concorrer com a Uber e a Cabify

Sobre a proposta de regulamentação, o responsável pela operação em Portugal sublinhou que “existe de facto uma necessiade de revisão regulatória em Portugal” e que foram chamados recentemente ao grupo de trabalho sobre o tema, onde tiveram a oportunidade de conversar com os deputados. “Temos visto o Parlamento a fazer vários esforços para avançar com a regulação”, disse Rui Bento.

Quanto às multas que continuam a ser passadas aos motoristas Uber e Cabify — no âmbito da alteração legislativa ao serviço de transporte em táxi ilegal — diz que já houve um caso em Lisboa em que o Tribunal decidiu que as multas não poderiam ser cobradas porque não se tratava de um serviço de táxi. “Esperemos que a haver próximos casos sejam julgados como este”, disse. Os parceiros têm contestado as multas de que têm sido alvo e o secretário de Estado do Ambiente, José Mendes, já disse que quando a lei fosse aprovada as multas deveriam ser perdoadas.

Governo quer que as multas à Uber e Cabify sejam perdoadas