Esta sexta-feira Donald Trump vai ao médico. Não, Trump não está doente: trata-se apenas de um exame de rotina normal, o primeiro do presidente desde que exerce o cargo. O estado de saúde do Presidente dos Estados Unidos já é, por norma, motivo de notícia, mas os rumores de que Trump consome grandes quantidades de ‘Diet Coke’ e ‘fast food’, não pratica muito exercício físico e dorme apenas cinco horas por noite têm aumentado o interesse sobre a saúde do Presidente — ainda que se tenha apresentado com “saúde de ferro” no programa do ” Dr. Oz”, antes de ser eleito.

O famoso Dr. Oz não foi a única pessoa a considerar que Donald é uma pessoa extremamente saudável. Durante a campanha o seu médico garantiu que seria “o indivíduo mais saudável alguma vez eleito” e, atualmente, o seu gabinete — e o próprio, claro — garantem que Trump tem bastante ‘stamina’ para ser presidente. Quanto às acusações de que lhe falta saúde mental, e em resposta a situações descritas no livro “Fire and Fury”, Trump afirma ser não só “muito inteligente”, mas também um “génio bastante estável”.

Se Trump é ou não o arquétipo de saúde apenas o médico da Casa Branca o poderá dizer — mas, como acontece com todos os pacientes, apenas o Presidente o poderá revelar. Não existe nenhum padrão quanto àquilo que é ou não revelado, mas, se se mantiver a tendência que houve com outros presidentes, é possível que se saiba dados simples como altura, peso, colesterol, entre outros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sarah Huckabee Sanders, a Secretária de Imprensa da Casa Branca, afirma que se seguirão processos semelhantes àqueles que foram seguidos com Bush e Obama. Segundo o The New York Times, se se revelar tanto quanto foi revelado com outros presidentes, será possível perceber qual o efeito do alegado sedentarismo de Trump na sua saúde. Mas, porque os exames são apenas físicos, nada se saberá sobre o estado da saúde mental do presidente.

“Por que razão queremos pessoas de países de merda” em vez de noruegueses?, perguntou Trump. Mas já desmentiu

Houve casos em que médicos presidenciais esconderam doenças, escreve o NYT, que dá o exemplo de Franklyn D. Roosevelt. O 32º presidente dos EUA revelou que tinha poliomielite, mas nada se soube sobre os altos níveis de pressão arterial que levaram a que sofresse de insuficiência cardíaca.

Algo que não foi revelado pela equipa de Trump, ao contrário do que tem acontecido com outros presidentes, foi quem serão os nomes e as respetivas especialidades dos médicos que o vão examinar. Apenas se sabe que Donald Trump, que é a pessoa mais velha a ser eleita presidente na história dos EUA, terá os seus exames coordenados pelo mesmo doutor que examinou Obama, Dr. Ronny L. Jackson. E se Trump for mesmo o reflexo da saúde com certeza que também se saberá.

A vida de Donald Trump na Casa Branca: muita televisão, poucos livros e zero desporto