Espanha

Marcela Topor corre risco de perder o emprego

A mulher de Carles Puigdemont corre o risco de perder o emprego. Marcela Topor é jornalista no "El Punt Avui", publicação que atravessa uma crise financeira e já anunciou que vai despedir pessoal.

Marcela Topor, mulher de Carles Puigdemont

Getty Images

Na vizinha Espanha, a família Puigdemont parece passar momentos complicados. A par do exílio em Bruxelas de Carles Puigdemont, a mulher, Marcela Topor pode perder o emprego.

Com a aplicação do artigo 155, El Punt Avui foi um dos meios de comunicação mais afetados. O diário recebia meio milhão de euros de ajudas públicas e mais de dois milhões de euros de publicidade institucional — ajuda que provinha do governo catalão e que foi agora congelada.

O diário, que pertence ao grupo Hermes, viu-se agora forçado a desenvolver um novo arquivo de regulamentação do emprego (conhecido em Espanha por ERE). Este pode afetar em 50% os postos de trabalho e levar ao encerramento da sede em Barcelona.

A ex-primeira-dama, Marcela Topor, é editora da revista inglesa Catalonia Today, que, segundo o jornal el Periódico, nos últimos anos foi integrada na publicação do jornal El Punt Avui, e apresenta um programa chamado Catalan Connections na mesma cadeia. Assim, com a crise que atinge o grupo, Topor corre o risco de perder o seu cargo.

A relação de Topor com o jornal não é de agora. O momento em que ali se tornou jornalista coincide com a altura em que Puigdemont se tornou editor do jornal. A verdade é que a relação com a empresa torna a sua saída complicada, mas, segundo o España Diario, nos próximos dias serão tomadas decisões importantes.

O jornal El Mundo tentou por diversas vezes contactar a empresa no sentido de obter respostas e esclarecimentos quanto à situação do ex-primeira-dama, mas não obteve sucesso.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)