A nova geração do Giulietta poderá surgir nos próximos tempos, utilizando uma versão mais curta da plataforma que a Alfa Romeo já utiliza no Giulia e no SUV Stelvio. E que poderá dotar o compacto italiano de tracção traseira, fazendo dele a única proposta do género no mercado.

A informação foi avançada à britânica AutoExpress, pelo director técnico da casa de Arese, Roberto Fedelli:

Para completarmos o line-up de produtos da Alfa Romeo, precisamos de mais dois pilares. Desde logo, algo para o segmento C, e de cariz desportivo, muito desportivo.”

Caso a aposta recaia, efectivamente, na utilização de uma versão mais curta da plataforma Giorgio, tal colocará o Giulietta numa posição sem rival, ou seja, como única proposta do género, no mercado, de tracção traseira. Isto porque, o único adversário à partida, o BMW Série 1, já anunciou pretender fazer o caminho inverso. Ou seja, adoptará a partir da próxima geração a nova plataforma de tracção dianteira que o grupo alemão já utiliza, entre outros, nos Mini.

Fedeli também recorda que o Giulietta é um modelo com uma área de influência “muito local”, que basicamente só se vende na Europa, não sendo “um produto global”. Pelo que, face ao investimento necessário, “torna-se muito difícil conseguir lucros”. Resta, assim, ver o que vai pesar mais: se a rentabilidade ou a quase obrigatoriedade de ter um modelo para o incontornável segmento C europeu…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR