Direitos das Mulheres

Sri Lanka restabelece lei que proíbe venda de álcool a mulheres

160

Depois de o governo do país ter abolido uma proibição que durou 39 anos, o presidente Maithripala Sirisenaa ordenou a revogação dessa decisão. Mulheres voltam a não poder comprar álcool no país.

Maithripala Sirisenaa ordenou que fosse revogada a lei que abolia a proibição

Getty Images

O Presidente do Sri Lanka restabeleceu este domingo uma lei que proíbe as mulheres de comprarem álcool, alguns dias depois de esta ter sido abolida. Maithripala Sirisenaa disse, citado pela Agência France Presse, que ordenou ao ministro das Finanças, Mangala Samaraweera, que revogasse a decisão tomada na quarta-feira de abolir a lei de 1979 que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a mulheres.

“A partir de amanhã [segunda-feira], a decisão do ministro será abolida”, refere a Presidência num comunicado divulgado este domingo, assegurando, sem dar mais explicações, que o ‘status quo’ [estado das coisas] será restaurado. O porta-voz do Ministério das Finanças, Ali Hassen, disse anteriormente que a lei tinha sido abolida, depois de 39 anos em vigor, como parte de uma batalha maior contra o sexismo na legislação.

“A ideia é restaurar a neutralidade entre os sexos”, afirmou na altura. A decisão do ministro das Finanças autorizava também as mulheres a trabalharem em estabelecimentos de fabrico ou venda de álcool, nomeadamente bares.

O comunicado divulgado pela Presidência não esclarece claramente se esta decisão que autoriza as mulheres a trabalhar em estabelecimentos de venda de álcool também foi abolida. Continua a ser ilegal vender álcool a elementos da polícia e das forças armadas em funções.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

O arraial da luta /premium

Helena Matos
1.796

É a luta feminista. A luta contra o racismo... Há sempre uma luta. A luta é um arraial que políticos vorazes pelo poder montaram nas nossas vidas. O reverso desta encenação vai do fiasco ao crime

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)