A jovem de 15 anos que conseguiu escapar do edifício da Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha (Tondela), onde um incêndio deflagrou na noite de sábado, está internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, “com um prognóstico favorável”.

A informação foi fornecida pelo próprio Hospital, que confirma que Lara Borges está internada na Unidade de Cuidados Intensivos. “Está estável, sedada e ventilada”, confirmou fonte do Dona Estefânia ao Observador.

Ao que tudo indica, Lara era a pessoa mais jovem que se encontrava dentro da Associação. À altura, como contou o Observador, participava no torneio de sueca, fazendo a vez do pai que só chegaria mais tarde.

Encurralados numa porta que abria ao contrário. “Se me descuidasse um bocadinho, também tinha lá ficado”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A jovem de 15 anos conseguiu escapar do andar de cima do edifício, onde ficou encurralada juntamente com dezenas de pessoas. Saiu pelo próprio pé, mas a gravidade dos seus ferimentos fez com que fosse transportada de imediato de helicóptero para o Hospital em Lisboa.

Prognóstico reservado para dois feridos internados no Porto

Das seis vítimas do incêndio registado no sábado em Tondela, Viseu, que foram transportadas para unidades hospitalares do Porto, duas mantém-se com “prognóstico reservado” e quatro estão “clinicamente estabilizadas”, disseram esta segunda-feira fontes hospitalares.

Em declarações à Lusa, fonte das relações públicas do Hospital de São João informou esta segunda-feira que estão naquela unidade hospitalar quatro doentes internados na sequência do incêndio de Tondela, “três deles estão clinicamente estabilizados” e um quarto doente está com “prognóstico mais reservado”. Para o Hospital de São João foram encaminhados diretamente de Tondela três vítimas do incêndio e uma quarta vítima foi transferida no domingo do Centro Hospitalar do Porto.

A situação da quinta vítima, de 50 anos, e que está internada no Hospital da Prelada, do Porto, desde a manhã de domingo, “mantém-se inalterável”, disse fonte das relações públicas daquela unidade hospitalar. “O doente, com mais de 50 anos, está internado na Unidade de Queimados, com ventilação assistida, e o prognóstico mantém-se reservado” e a “equipa médica do Hospital da Prelada está a realizar todos os procedimentos necessários à melhor prestação de cuidados”, acrescentou a mesma fonte.

A sexta vítima do incêndio de Tondela que foi enviada para unidades hospitalares do Porto está internada nos Cuidados Intensivos do Hospital de Santo António e a situação da vítima é “estável”, informou, por seu turno, fonte desta unidade hospitalar.

O incêndio registado no sábado à noite, dia 13, e que deflagrou durante um jantar numa associação recreativa de Vila Nova da Rainha, concelho de Tondela, fez pelo menos oito mortos e 38 feridos, entre graves e ligeiros, de acordo com fonte do Ministério da Saúde.

Dos 38 feridos, nove já tinham tido alta hospitalar ao final da manhã de domingo.

Treze dos feridos do incêndio estavam domingo internados no hospital de Viseu, dois deles em cuidados intensivos.

Houve ainda 16 feridos graves enviados para outras unidades hospitalares: cinco para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, para Lisboa foram encaminhados dois para o Santa Maria, dois para o São Francisco Xavier e um menor para o Dona Estefânia. Para o Porto foram enviados seis vítimas.

Atualizado com estado de saúde de outras vítimas do incêndio.