Os Estados Unidos decidiram cortar em cerca de metade o valor da sua contribuição para a Agência das Nações Unidas para o Apoio aos Refugiados Palestinianos (UNRWA na sigla original). Em causa estão cerca de 65 milhões de dólares (53 milhões de euros) que serão retidos, com os EUA a disponibilizarem apenas 48 milhões de euros à UNRWA, em vez dos cerca de 100 milhões habituais.

O anúncio foi feito esta terça-feira pelo Departamento de Estado norte-americano, que pediu um “novo exame fundamental” à agência. “É tempo de outros países, alguns deles bastante ricos, se chegaram à frente e fazerem a sua parte no que toca à segurança e estabilidade da região”, diz o comunicado, onde se avança que os 53 milhões de euros retirados serão retidos pelos norte-americanos “para consideração futura”.

A fatia retirada é um valor de peso, já que, segundo a BBC, os EUA financiam praticamente 30% do orçamento da UNRWA. No ano passado, a União Europeia — que é a segunda maior financiadora da agência — deu menos de metade dos 100 milhões de euros norte-americanos.

De acordo com a agência Bloomberg, a medida contou com o apoio do secretário de Estado Rex Tillerson, do ministro da Defesa James Mattis e do conselheiro de Segurança H.R. McMaster. A embaixadora norte-americana na ONU, Nikki Haley, e Jared Kushner (genro do Presidente norte-americano e coordenador do acordo de paz que os EUA querem negociar para o conflito israelo-palestiniano) preferiam que o financiamento à agência tivesse sido inteiramente cortado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR