Um importante político do Kosovo, Oliver Ivanovic, foi esta terça-feira morto a tiro à entrada da sede do seu partido na parte sérvia de Mitrovica, disseram um responsável do partido e o seu advogado, citados pela France-Presse.

Oliver Ivanovic, de 64 anos, foi alvo de disparos cerca das 8h15 (7h15 em Lisboa) quando se encontrava no interior de uma viatura à chegada à sede do partido. Dirigente de um partido social-democrata local, Ivanovic era considerado um político servo-kosovar moderado naquela cidade, dividida entre o norte, de maioria sérvia, e o sul, de maioria albanesa-kosovar.

Ele morreu no local e a tentativa de reanimação no hospital de Mitrovica falhou, segundo me disseram”, disse o advogado Nebojsa Vlajic, acrescentando que o seu cliente foi atingido por cinco balas.

Os inspetores “continuam no local” e as autoridades desconhecem “quem poderá estar por detrás do ataque, lançado a partir de um veículo em movimento”, disse à AFP o procurador Shyqri Syla. O Governo do Kosovo já condenou o ataque, que classificou, em comunicado, como um atentado contra “os esforços para estabelecer o Estado de direito em todo o território kosovar”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente da sérvia, Aleksandar Vucic, convocou uma reunião do gabinete de segurança e deverá falar às 13h00 (12h00 em Lisboa) sobre a morte do político servo-kosovar. O responsável do Governo sérvio pela relação com o Kosovo, Marko Djuric, considerou que a morte de Ivanovic é “um ato de terror criminoso”, cujo objetivo é empurrar aquela região para o caos.

Quem quer que esteja por detrás deste ataque… sejam sérvios, albaneses ou outros criminosos, têm de ser punidos”, disse.

Mitrovica é uma cidade de 85 mil habitantes onde é tensa a relação entre as comunidades sérvia (13 mil habitantes) e albanesa (72 mil), quase duas décadas após o fim da guerra de 1998-99.

Ivanovic foi condenado em janeiro de 2016 a nove anos de prisão por crimes de guerra contra civis albaneses cometidos em abril de 1999, mas o Tribunal de Recurso anulou a condenação há um ano e ordenou um novo processo. Era considerado um político moderado e nos meios sérvios considerava-se que o processo contra si fora motivado politicamente.

Nas eleições municipais de outubro, Ivanovic participou como candidato a presidente da parte norte de Mitrovica. O Kosovo, antiga província sérvia habitada por uma grande maioria de albaneses étnicos, proclamou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008. A Sérvia não reconhece a independência, que é apoiada por mais de cem países, entre os quais os EUA e a maioria dos Estados-membros da União Europeia.