O Presidente interino do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, realiza na quarta-feira uma visita de trabalho a Moçambique que inclui uma reunião com o chefe de Estado, Filipe Nyusi.

A visita acontece a convite do dirigente moçambicano e o encontro entre ambos está marcado para as 10h50 no palácio presidencial, em Maputo, anunciou o gabinete de Nyusi em comunicado.

“A visita do Presidente Emmerson Mnangagwa ao nosso país enquadra-se no reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação existentes entre Moçambique e Zimbabué, nos domínios comercial, regional e internacional”, refere-se no documento.

Nesta deslocação, Mnangagwa far-se- á acompanhar pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Subusiso Moyo, e por outros quadros do governo do Zimbabué.

A visita acontece cinco dias depois de o Presidente interino do Zimbabué ter passado por outro país lusófono, Angola, onde anunciou para breve a realização de uma reunião da comissão conjunta para reforçar as relações económicas bilaterais.

Na ocasião, foi ainda recebido pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, na qualidade de presidente do Órgão para Politica, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para abordar questões relativas à “situação política” naquele país.

Emmerson Mnangagwa lidera a transição no Zimbabué até às eleições gerais, previstas para meados de 2018, depois da operação militar que, em novembro, levou ao afastamento de Robert Mugabe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR