O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou esta quinta-feira um acordo com a Arábia Saudita para o fornecimento de serviços de apoio para o seu sistema de mísseis, no valor de 500 milhões de dólares.

A operação, que ainda deve ser aprovada pelo Congresso, proporcionará à Arábia Saudita “assistência e apoio técnico” para os seus sistemas de vigilância e engenharia, informou o Departamento de Estado, em comunicado.

Da mesma forma, os Estados Unidos fornecerão ao país árabe materiais excedentes de diferentes tipos de mísseis, como os modelos Patriot e Hawk, bem como outros “elementos” relacionados com a manutenção e reparação de seu arsenal militar.

Esta transação vem consolidar o bom momento que as relações entre os dois países estão a atravessar, o que se reflete num aumento “notável” no comércio de armas não convencionais.

Em 2017 a Arábia Saudita foi o melhor cliente nos Estados Unidos neste setor, depois de acordar a compra de um sistema de defesa antimíssil no valor de 15 mil milhões de dólares.