Uma tempestade com ventos fortes obrigou, esta quinta-feira, ao cancelamento de todo o tráfego aéreo no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão. Os ventos estão a atingir os 140 quilómetros por hora, pelo que a página do aeroporto na internet está a fazer uma atualização ao minuto do estado dos voos previstos. Árvores caídas e camiões derrubados pelos ventos fortes também foram registados naquela cidade holandesa, mas não há ainda informação de vítimas.

Esta manhã, pelas 8h30, a indicação era de que 260 voos tinham sido cancelados, o que afetava sobretudo ligações entre países europeus. Mais tarde, pelas 10h, a indicação era de que todos os voos tinham sido cancelados devido às condições meteorológicas adversas, e que a suspensão valia até novas informações em contrário. “Atualização devido às condições meteorológicas adversas: todo o tráfego aéreo foi suspenso até indicação em contrário”, segundo uma nota divulgada pelo aeroporto de Schiphol.

Também a estação de comboios principal de Haia encerrou esta quinta-feira devido ao receio de que o telhado de vidro pudesse partir-se devido à tempestade. Quase todo o país está em alerta vermelho, de acordo com o Instituto Meteorológico da Holanda, prevendo-se a continuação de ventos fortes na casa dos 140 quilómetros hora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Caos nos transportes em todo o norte da Europa

Na vizinha Bélgica, a tempestade obrigou ao encerramento do porto de Ghent e a circulação de elétricos foi interrompida em várias partes da capital, Bruxelas, onde vários parques públicos foram encerrados. Na Alemanha, as escolas estão fechadas na antecipação da tempestade, com neve, chuva e ventos fortes.

O serviço ferroviário alemão cancelou toda a circulação no estado mais populoso do país, o da Renânia do Norte-Vestefália. A praça em frente à catedral de Colónia foi parcialmente isolada por precaução, em caso de queda de pedras devido às rajadas de vento.

No Reino Unido foram registados ventos de até 110 quilómetros/hora e milhares de casas no sudeste de Inglaterra ficaram sem eletricidade. A circulação ferroviária regista grandes atrasos, porque o vento danificou linhas elétricas e causou a queda de árvores nos carris.

Em algumas zonas da Escócia, desaconselhou-se a circulação automóvel devido ao perigo causado pelos ventos, neve e gelo. A Roménia foi outro dos países atingidos, com a tempestade de neve e os ventos fortes a deixarem dezenas de escolas, várias estradas e portos fechados, bem como milhares de pessoas sem eletricidade. A ministra do Interior, Carmen Dan, disse esta quinta-feira que cerca de 32.000 pessoas estão sem eletricidade em 13 condados da Roménia.