Um jovem soldado de 26 anos que exerce funções de segurança no Museu Militar do Porto vai responder por incumprimento dos deveres de serviço e começa a ser julgado no início de fevereiro, no tribunal de São João Novo. O caso remonta a fevereiro do ano passado, quando o militar convidou uma amiga para jantar e beber no interior da instituição, que estava já encerrada. Aos dois, juntou-se um outro soldado, que não estava de serviço, e uma outra mulher, avança o Correio da Manhã.

Consta ainda que o soldado fumou canábis no museu, antes de ir dormir com as duas mulheres na caserna. De manhã, os três foram surpreendidos pelo sargento-mor. O processo refere ainda que o arguido e as duas mulheres beberam cerveja e, pelo menos, três garrafas de vinho. No outro dia, o soldado deveria ter aberto o portão principal do Museu, tarefa que acabou por não cumprir por ter adormecido devido ao consumo de droga. O militar foi submetido ao exame de álcool e drogas e ambos deram positivo.

O arguido vai também responder por crime de insubordinação por ameaças e ofensas, porque, revoltado com uma expressão ofensiva utilizada pelo sargento-mor, quando o encontrou a dormir com as duas mulheres, terá ameaçado o superior hierárquico, dizendo “Mato-o à porrada lá fora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR