É oficial: o investimento multimilionário do SoftBank na Uber, de 9,3 mil milhões, ficou fechado na quinta-feira, com o grupo japonês a tornar-se no maior acionista da empresa — detém 15% do capital acionista da empresa. O acordo e o valor da operação já tinha sido anunciado em dezembro, mas só agora ficou concretizado, avança a Reuters. As ações foram compradas com um desconto de 30% e o valor da tecnológica caiu para 48 mil milhões de dólares (menos 20 mil da avaliação anterior).

SoftBank compra 15% da Uber. Valor da empresa cai 20 mil milhões de dólares

A esta operação de compra de ações, o grupo japonês juntou um investimento adicional em dinheiro no valor de 1,25 mil milhões de dólares, juntamente com o grupo Dragoneer Investment e a capital de risco Sequoia Capital. Juntando as duas operações, o grupo de investidores passa a deter 17,5% da empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este é um ótimo resultado para os nossos acionistas, funcionários e clientes, fortalecendo a administração da Iber à medida que duplicamos os nossos investimentos em tecnologia e continuamos a levar os nossos serviços a mais pessoas em mais sítios do mundo”, afirmou um porta voz da Uber.

Com a concretização deste investimento, Travis Kalanick — o polémico fundador e ex-presidente da Uber — torna-se oficialmente multimilionário, depois de vender cerca de 29% das ações que detinha da empresa ao SoftBank, no valor de 1,4 mil milhões de dólares.

Fundador da Uber vai vender 29% das ações por 1,4 mil milhões de dólares

A Uber tem estado sob várias polémicas desde o início do ano passado, depois de a ex-engenheira da empresa, Susan Fowler, ter denunciado várias situações de assédio sexual num blogue. A estas queixas seguiram-se mais relatos que descreviam uma cultura de trabalho agressiva e sexista e juntou-se um processo judicial interposto pela Waymo, que acusava um funcionário da Uber de ter roubado dados confidenciais sobre a empresa.

O ambiente levou o conselho de administração a afastar Travis Kalanick da liderança, que foi substituído em agosto por Dara Khosrowshahi. E Travis Kalanick foi ainda processado pelos investidores da Benchmark, um dos primeiros investidores da Uber, acusado de fraude, violação de contrato e violação de deveres.

Investidor da Uber acusa o fundador Travis Kalanick de fraude

O SoftBank também é acionista de empresas concorrentes da Uber, como a chinesa Didi, a indiana Ola e a Grab, que opera no sudoeste asiático.