Estado Islâmico

Tribunal iraquiano condena à morte cidadã alemã por associação ao Estado Islâmico

354

Cidadã alemã de origem marroquina foi condenada por "apoio logístico e ajuda à organização terrorista para cometer crimes". É a primeira mulher europeia condenada à pena capital no Iraque.

wikipedia

Autor
  • Agência Lusa

Um tribunal de Bagdad condenou este domingo à morte uma cidadã alemã de origem marroquina por associação ao grupo extremista Estado Islâmico na Síria e no Iraque, sendo a primeira mulher europeia condenada a pena capital no Iraque.

Em comunicado, citado pela agência noticiosa AFP, o porta-voz do Tribunal Penal Central de Bagdad, Abdel Settar Bayraqdar, disse que a mulher, cuja identidade não foi revelada, foi condenada por “apoio logístico e ajuda à organização terrorista para cometer crimes”.

Segundo o tribunal, que julga casos de terrorismo, a condenada, que será enforcada, “reconheceu durante os interrogatórios ter saído da Alemanha para ir para a Síria e depois para o Iraque, para se juntar ao Estado Islâmico, com as duas filhas, que se casaram com membros da organização”.

Em julho, a justiça alemã anunciou que uma adolescente alemã, de 16 anos, tinha sido presa na cidade de Mossul, no norte do Iraque, por se ter juntado ao Estado Islâmico.

Na altura, o semanário alemão Der Spiegel noticiou que a jovem se tinha juntado a outros três cidadãos alemães presos em julho em Bagdad, incluindo um de origem marroquina.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)