Depois da “experiência” feita com o 8C e a aposta declarada no 4C, modelo que, inclusivamente, tem já confirmada para breve uma profunda renovação, a Alfa Romeo pretende não ficar por aqui em termos de desportivos de dois lugares. Com o preparador Pogea Racing, empresa que mantém uma ligação de mais de 20 anos com a marca de Arese, a garantir agora que, a caminho, pode estar igualmente um modelo intermédio, denominado 6C.

De acordo com o preparador, que cita “fonte de total confiança e legítima”, o projecto do 6C já terá, inclusivamente, sido aprovado pelas altas instâncias do fabricante. Sendo que as previsões apontam para que o modelo venha a ser apresentado ainda este ano ou, o mais tardar, em 2019. Com a produção a arrancar no ano seguinte.

Este mais que provável alargamento da gama da Alfa Romeo não será propriamente uma novidade absoluta, já que o próprio homem-forte do grupo FCA, o italiano Sergio Marchionne, afirmou durante o Salão Automóvel de Detroit que “seria economicamente suicida para o grupo”, não investir na Alfa Romeo (e na Maserati). Acrescentando que, neste momento, “estamos na fase do berçário e apenas a começar”.

Estas declarações significam que, tanto o Giulia, como o Stelvio, são apenas pontas de um icebergue bem maior, que deverá ser totalmente revelado até 2022. O plano de apresentação de novos modelos tem sofrido alguns atrasos, mas a verdade é que o construtor tem vindo a reforçar a sua gama, de forma lenta mas sustentada, sendo que se fala para breve do novo Giulietta – com tracção atrás e a plataforma do Giulia – e de um SUV maior do que o Stelvio.

Quanto ao Alfa Romeo 6C, embora os detalhes sejam, pelo menos para já, escassos, tudo aponta para que venha ser um desportivo de tracção traseira, maior e mais caro que o 4C, muito possivelmente para rivalizar com modelos como o jaguar F-Type.

Em termos de motorizações, o 6C poderá ser proposto, numa versão Quadrifoglio, com o V6 2,9 litros biturbo de 510 cv que já conhecemos do Giulia. Opção que encontra explicação também no nome escolhido, 6C, já que, tanto o 4C, como o 8C, receberam as respectivas denominações do número de cilindros das suas mecânicas.