Democratas e republicanos chegaram a um acordo temporário sobre o orçamento federal que põe, para já, fim ao shutdown dos serviços da administração norte-americana. Eram necessário, pelo menos, 60 votos para que se chegasse a um acordo mas o resultado foi 81-18.

O anúncio foi feito por Chuck Schumer, o líder dos Democratas no senado, que disse que o seu partido iria “votar para reabrir o governo”, acrescentando que o shutdown deverá terminar em algumas horas.

Os democratas acederam a deixar passar a distribuição de fundos proposta pelos republicanos durante três semanas, com a promessa de que entretanto será realizado um pacto sobre a emigração, ou seja, que seja dada proteção legal aos 700 mil emigrantes que chegaram aos EUA ainda adolescentes (os dreamers).

Shutdown nos EUA. Pode um Governo fechar?

O Senado norte-americano foi a votações esta segunda-feira para reabrir a administração federal, encerrada parcialmente durante o fim-de-semana após o chumbo de um orçamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governo federal norte-americano está paralisado parcialmente desde a meia-noite, devido à falta de um acordo, na sexta-feira, entre republicanos e democratas no Senado sobre uma proposta de orçamento provisório que manteria os serviços a funcionar.