Futebol

Fede Varela, Galeno e Rui Costa apresentados como reforços no Portimonense

O médio Fede Varela, o extremo Galeno e o avançado Rui Costa foram apresentados como reforços do Portimonense. O clube algarvio não vence há sete jornadas consecutivas.

MANUEL ARAÚJO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Os futebolistas Fede Varela e Galeno (ex-FC Porto) e Rui Costa (ex-Famalicão) foram esta terça-feira apresentados como reforços do Portimonense, clube da I Liga portuguesa de futebol.

De acordo com o presidente da SAD do Portimonense, Rodiney Sampaio, o médio ofensivo argentino Fede Varela e o extremo brasileiro Galeno foram ambos cedidos pelo FC Porto até ao final da presente temporada, no âmbito do negócio da transferência de Paulinho para os portistas, enquanto Rui Costa regressou a Portimão, depois de ter estado emprestado ao Famalicão.

Rodiney Sampaio afirmou que os três jogadores tiveram a aprovação da equipa técnica, nomeadamente do treinador Vítor Oliveira, não descartando a hipótese de o emblema algarvio receber mais algum reforço no ‘mercado de inverno’.

“Ainda não se sabe se [o plantel] está fechado”, sublinhou o dirigente, indicando que os dois jogadores emprestados pelo FC Porto “já estão inscritos e podem ser opção para o próximo jogo, caso o treinador assim o entenda”.

O avançado Rui Costa, contratado pelo Portimonense ao Varzim no início da época, regressa a Portimão depois de ter representado o Famalicão por empréstimo dos algarvios e de ter sido inviabilizada a cedência ao FC Porto para jogar na equipa B.

O jogador, de 21 anos, não pode ser utilizado pelos portistas, devido ao facto de ter estado inscrito esta época por Varzim, Portimonense e Famalicão, tendo marcado 12 golos em 19 jogos disputados pelos famalicenses, clube da II Liga portuguesa de futebol.

Rui Costa lamentou que não tenha sido concretizado o seu empréstimo ao FC Porto, mas manifestou-se “feliz pelo regresso a Portimão e de poder jogar na I Liga, com o objetivo de chegar à seleção nacional”.

“Estou feliz por regressar e agora vou trabalhar para ajudar o clube a conseguir os objetivos”, destacou.

Por seu turno, o médio argentino Fede Varela, de 21 anos, afirmou que não hesitou em escolher o Portimonense, “pelas referências que tinha do clube e no sentido de evoluir” na carreira.

“Quando surgiu a oportunidade, não hesitei, porque sempre me falaram bem do clube”, frisou o médio ofensivo, acrescentando que “está preparado para jogar no meio campo e na posição que o técnico entender”.

Fede Varela foi júnior do Celta de Vigo (Espanha) e no FC Porto B jogou na posição de 10, tendo apontado 16 golos ao serviço dos portistas na II Liga.

O outro reforço, o extremo ofensivo Galeno, de 20 anos, considerou que o seu ingresso no Portimonense até ao final da época, “é uma oportunidade para evoluir enquanto jogador e de poder voltar ao FC Porto”.

“Quero ajudar o Portimonense a conseguir a manutenção, ganhar maturidade e poder voltar ao Porto, para jogar na equipa principal”, destacou o jogador que esta época fez seis jogos pela equipa principal do FC Porto, tendo apontado um dos seis golos diante do Lusitano de Évora (6-0) para a Taça de Portugal.

O médio brasileiro estreou-se pelo Portimonense no domingo, com um golo num particular com os coreanos do Ulsan, encontro que terminou empatado a dois golos.

O Portimonense, que não vence há sete jornadas consecutivas, ocupa atualmente o 13.º lugar na classificação, com 18 pontos, defrontando no dia 29 de janeiro o Rio Ave, pelas 19:00, em jogo da 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Europa

Falta de confiança  /premium

Manuel Villaverde Cabral

Por todo o lado são cada vez mais os eleitores que se abstêm ou que se viram para os «populistas» que tudo prometem e, até agora, não conseguem mais do que piorar as coisas, aumentando a instabilidade

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)