A Land Rover está a preparar o aumento da sua família de variantes superdesportivas, desenvolvidas pela Divisão de Veículos Especiais (SVO), com base no Range Rover Velar, o qual dará origem a um bem mais hardcore Velar SVR.

Segundo avança a Autocar, o modelo, que poderá chegar aos concessionários britânicos já a partir de Outubro deste ano, deverá ter debaixo do capot dianteiro um V8 sobrealimentado por compressor, a debitar 550 cv e 681 Nm de binário, capaz de garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em cerca de 4,2 segundos.

Velar SVR não vem sozinho

Mostrar Esconder

A par deste Range Rover Velar SVR, a Jaguar Land Rover tem previsto o lançamento de uma versão, também SVR, do Jaguar F-Pace, equipada com o mesmo V8 do Velar, mas a debitar 575 cv de potência e capaz de ir de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Apesar de, à partida, num mesmo patamar e a atacarem os mesmos adversários, Velar e F-Pace terão posicionamentos ligeiramente diferentes, com o Jaguar a focar-se mais na performance em alcatrão, ao passo que o Range Rover deverá manter algumas das suas capacidades offroad.

Este Velar SVR deverá receber ainda todas as medidas tendentes a reduzir o peso do conjunto, para que passe a anunciar um valor a rondar os 1.800 kg. O que, não o tornando propriamente uma pena, fará com que seja 465 kg mais leve que o mais potente e desportivo dos BMW X6, acrescenta a publicação.

Numa altura em que os engenheiros da marca britânica encontram-se já a finalizar as necessárias alterações ao chassi, o qual foi inclusivamente submetido às curvas de Nürburgring, a contribuir para o resultado final surgirá igualmente uma suspensão regulável a ar, com um novo modo de funcionamento, capaz de garantir um desempenho mais dinâmico e eficaz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR