Cerca de 13 mil desempregados de longa duração estão em condições de pedir o subsídio extraordinário destinado a pessoas que estão desempregadas há tempo suficiente para terem visto esgotado o direito a receber o subsídio social de desemprego. Estes desempregados de longa duração vão ser notificados, a partir desta semana, e terão 90 dias para apresentar o requerimento.

O número de potenciais beneficiários deste apoio é avançado na edição desta quarta-feira do Diário de Notícias que cita dados facultados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social. São entre 12 mil e 13 mil as pessoas que reúnem as condições necessárias para poderem pedir este subsídio extraordinário que foi criado no Orçamento para 2016, tendo este ano encurtado o prazo em que as pessoas ficam sem qualquer apoio, depois de esgotado o tempo de direito ao subsídio social de desemprego.

De acordo com o último Orçamento do Estado aprovado — e que está em vigor este ano — pode aceder à prestação extraordinária quem estiver há pelo menos 180 dias sem subsídio social de desemprego (o prazo anterior era de 360 dias). De acordo com o DN, desde 2016 já foram notificadas pela Segurança Social quase 42 mil pessoas e destas, 16 mil avançaram com um requerimento para terem direito ao subsídio extraordinário destinado a desempregados de longa duração (a sua atribuição esgota-se ao fim de seis meses).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR